A LUTA DA APLB-SINDICATO PELA EJA CONTINUA

A APLB Sindicato em luta permanente pela Educação de Jovens e Adultos – EJA – tem dado encaminhamento ao avanço construído pela entidade na última reunião com a SMED para reabertura das turmas da EJA. Hoje (21/02) foi realizada uma reunião com a Escola Municipal Manoel Lisboa, que apresentou um excelente relatório de toda a história da EJA na escola, com dados, diagnóstico e plano de ação. O documento (confira abaixo) pode servir de referência para outras unidades escolares nesse movimento de luta para garantir direitos.

A Escola Manoel Lisboa é uma entre as mais de 40 que foram fechadas, abruptamente, sem diálogo, e agora lutam pela reabertura das turmas da EJA, em compromisso com a comunidade escolar.

O diretor presente na reunião, Marcos Barreto, junto às diretoras, Arielma Galvão e Rose Assis, falaram sobre todas as ações empreendidas pela APLB para o não fechamento de turmas da EJA, que incluem ações protocolares, administrativas, ofícios ao Ministério Público e mobilizações nas redes e nas ruas.

A APLB defende a EJA como modalidade de ensino e ação afirmativa, na perspectiva do direito, diante do imenso número de pessoas em situação de analfabetismo no Brasil, na Bahia e em Salvador. A entidade defende o fortalecimento de uma política de alfabetização e das leis que preveem ações e metas para a EJA, a exemplo do Plano Nacional, Estadual e Municipal de Educação.

A luta continua, com unidade, buscando garantir direitos dos alunos/as, bem como o não aprofundamento da precarização da Educação. Por nenhum direito a menos!!!

Relatório Contra o Fechamento do Noturno na Escola Municipla Manuel Lisboa