A grandeza da APLB-Sindicato está nas suas realizações

Nivaldino - Pré-Conferência-Juazeiro-5 - II
Nivaldino Félix
Queremos aqui falar um pouco da grandeza da APLB- Sindicato que este ano no mês de abril completou 62 anos. Esta entidade, mesmo do período da ditadura não calou a sua voz. Sempre defendendo os interesses da categoria e uma educação de qualidade, a APLB se destaca como a maior entidade sindical do Norte e Nordeste e o terceiro sindicato do Brasil onde está implantada nos 417 municípios do Estado da Bahia. Com 80 mil associados, o que significa uma força política extraordinária, e tanto que essa entidade fez greve em todos os governos que passaram no período recente na Bahia. A pujança e a força dos trabalhadores fizeram  com que todos os governadores sentassem à mesa com a APLB. O mais rígido deles todos foi Jaques Wagner, que só atendeu a categoria depois da greve de 115 dias.
Em 2013, fizemos um grande congresso com a presença de 800 delegados representando mais de 400 municípios do nosso Estado. Realizamos um encontro de funcionários não docentes  na cidade de Maracás com  a presença de 650 delegados de diversos municípios, organizamos em abril de 2014 uma atividade de suma importância, um seminário no Colégio Central para homenagear todos os trabalhadores em educação  que foram vitimas da ditadura militar. Conseguimos  2.500 mudanças de  nível, redução das horas aulas coisa que só aconteceu na Bahia, também conquistamos 15% de gratificação para todos os funcionários que concluíram o curso do Profuncionário. Agora  está em andamento a realização de 18 Preconferências  Regionais que tem como objetivo aprofundar o debate a respeito da educação no Brasil e no  nosso Estado.
É importante frisar que nessas conferências a presença dos profissionais em educação tem sido maciça, com no mínimo 150 representantes dos municípios presentes. São ações diretas que têm repercussão junto à categoria, no final de maio estaremos concluindo os estudos para a  conferência final em Sauípe para mais de 1.200 trabalhadores em educação.
Queremos aqui afirmar que nunca fomos a favor do reajuste de 5,91%, mesmo porque participamos de todos protestos contra este reajuste, o que fizemos foi uma negociação fruto da liberação do 11º  Congresso da APLB-Sindicato com o governo, e conseguimos uma promoção, o que vai representar um reajuste de, no mínimo, 10% o que não é o ideal mas é maior do  que o reajuste dado às outras categorias de funcionários.
Portanto, a grandeza da APLB é maior do que as mentiras que vem sendo veiculadas através das redes sociais, muitas vezes feitas por pessoas que não são da categoria. O que aqui queremos ressaltar que a oposição tem todo o direito de fazer suas críticas, mas com lisura e respeito à diretoria da APLB, representada por 18 diretores regionais, isto é representam 18 regiões do Estado e 18 diretores da executiva em Salvador. A APLB-Sindicato é o bastião da resistência.

Nivaldino Felix
Diretor de imprensa da APLB-Sindicato