#8M APLB destaca que a luta pela igualdade de gênero passa pela valorização da educação pública

A caminhada para celebrar o Dia Internacional das Mulheres, nesta quarta (08/03) aconteceu no mesmo trajeto do 2 de Julho, da Lapinha até o Pelourinho. O objetivo foi reverenciar os 200 anos da Independência da Bahia e heroínas como Joana Angélica, Maria Quitéria e Maria Felipa. Com faixas, cartazes e pirulitos, a APLB-Sindicato destacou que a luta pela igualdade de gênero passa pela valorização da educação pública. Para Rita Soares Moraes, diretora da APLB que também faz parte do Coletivo de Mulheres da CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, o dia é de comemoração, mas também de reflexão e luta. “É um dia muito positivo, pois devemos comemorar a iniciativa do presidente Lula, que anunciou várias medidas que beneficiam as mulheres, na sociedade e no mercado de trabalho. Porém de reflexão pois o machismo, a violência, o assédio e a desigualdade persistem nos ferindo e perseguindo. Estamos nas ruas para garantir novas conquistas e ajudar a construir o novo Brasil que queremos”, destacou Rita.

A caminhada também defendeu “salário igual para trabalho igual” e se somou a outras bandeiras, como mais direitos, empregos, valorização, segurança e respeito.  A caminhada marcou ainda homenagens às 129 operárias têxteis de uma fábrica têxtil, no EUA. No dia 8 de março de 1857, elas morreram queimadas pelos patrões por reivindicarem a redução da jornada de trabalho, equiparação salarial e tratamento digno.