25 de Julho – APLB marca presença na Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver

Evento integra a agenda coletiva da 11ª edição do Julho das Pretas – Mulheres Negras em Marcha por Reparação e Bem Viver

Na última terça-feira (25/07), a direção da APLB-Sindicato esteve representada pela vice-coordenadora Marilene Betros e a diretora Gercyjalda  Rosa da Silva, que juntas com o Movimento de Mulheres Negras da Bahia, no centro de Salvador, participaram da Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver. O ato que também contou com a participação de diversos movimentos sociais e de mulheres teve concentração na Praça da Piedade, a partir das 14h, com saída em direção ao Terreiro de Jesus.

A marcha compõe a programação da 11ª edição do Julho das Pretas – Mulheres Negras em Marcha por Reparação e Bem Viver e marca o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e o Dia Nacional de Tereza de Benguela, celebrados em 25 de Julho.

Durante a concentração, foi realizada uma ocupação poética com microfone aberto para mulheres negras que  recitaram poesias e realizaram performances artísticas. A marcha seguiu pela Avenida Sete de Setembro com suas vozes, faixas e cartazes, reivindicando as pautas que são urgentes para o movimento.

A Marcha das Mulheres Negras da Bahia, no 25 de Julho, acontece anualmente desde 2014, articulada por organizações e coletivos de mulheres negras de diversas regiões do estado. Por conta da pandemia, não pôde ser realizada nos anos de 2020 e 2021, mas retornou em 2022 com força total e milhares de pessoas na rua.

Sobre o Julho das Pretas

Criado em 2013, pelo Odara – Instituto da Mulher Negra, o Julho das Pretas é uma ação de incidência política e agenda conjunta e propositiva com organizações e movimentos de mulheres negras do Brasil, voltada para o fortalecimento da ação política coletiva e autônoma das mulheres negras nas diversas esferas da sociedade brasileira.

A agenda celebra o 25 de Julho, Dia Internacional da Mulher Negra Afro Latino-Americana e Caribenha. Desde o início, o Julho foi aderido e potencializado pela Rede de Mulheres Negras do Nordeste, ganhando em poucos anos toda a região e logo depois o Brasil.

Todos os anos, diversos movimentos de mulheres negras se reúnem para decidir um tema para o Julho das Pretas que dialogue com a conjuntura política.

*Com informações do Portal do Instituto Odara