ZUMBI, NOSSO REFERENCIAL HISTÓRICO, POR NIVALDINO FELIX

ARTE/CARTAZ: JACHSON JOSÉ

As organizações do movimento negro conseguiram  um dos mais importantes feitos históricos quando estabeleceram o 20 de novembro como a data referencial do povo de origem africana, com isso joga o 13 de maio no ostracismo já que esta data simboliza a marca do opressor e nega a luta dos negros como principal responsável pela extinção do sistema escravagista no Brasil.

Para nós,  Zumbi foi o grande comandante da sociedade Palmarina, é nosso eterno herói que lutou com bravura contra os opressores portugueses e holandeses em uma época em que a liberdade era conquistada com sangue e com luta.

Hoje, Zumbi é conhecido em toda diáspora africana como um dos mais importantes heróis latinos, já que comandou um quilombo aonde vivia mais de 30 mil habitantes, foi o quilombo com maior longevidade de toda a história, de 1600 a 1695.

Precisamos nessa data que homenageia  Zumbi. Precisamos lembrar de outros  de bravos seguidores que deram continuidade  na luta pela liberdade do nosso povo como: Pacifico Licutam, da Revolta de Malês;  João de Deus, da Revolta dos Búzios; Francisco Sabino, da Sabinada; Cosme Bento de Chagas, da Revolta de Balaio, no Maranhão; Zeferina, do Quilombo do Urubu; o Quilombo da negra Quariterê em Goiás; e muitos outros heróis de origem africana.

Portanto vamos todos juntos participar das comemorações da Semana da Consciência Negra

PROGRAMAÇÃO DA APLB-SINDICATO

1 – Dia 20 de Novembro – Caminhada do Campo Grande até o Terreiro de Jesus. A partir das 14 hora

2 – Dia 30 de Novembro – Lançamento da Revista LÁPIS DE COR