VI Encontro Nacional de Comunicação debate o papel dos meios de comunicação na sociedade

CNTE - Seminário de Comunicação 2016

CNTE - Seminário de Comunicação 2016 (5)

Com o tema “Comunicação de Esquerda em Tempos de Golpe Político”, o VI Encontro Nacional de Comunicação, realizado pela CNTE, reuniu representantes de 17 entidades filiadas, nos dias 6 e 7 de junho, no auditório da Confederação, em Brasília.

O objetivo do evento é aprofundar o debate político e ideológico sobre o papel dos meios de comunicação na sociedade e fortalecer os instrumentos que estão à disposição, a partir das novas tecnologias, para a disputa de hegemonia.

Rose Aleluia - no seminário da CNTE

A diretora de comunicação do APLB-Sindicato, Rose Aleluia (foto), falou sobre o I Seminário de Comunicação do sindicato. “O evento foi realizado dias 13 e 14 de maio deste ano, com oficinas e plenárias sobre o tema. No final do seminário, elaboramos um documento com todas as propostas sugeridas, que tem nos servido de apoio para melhorar nossa atuação na comunicação”, enfatizou Rose. A diretora, mais o diretor Nivaldino Felix e a jornalista Adriana Roque representaram a APLB-Sindicato no seminário.

“Estamos com uma expectativa muito grande para esses dois dias de evento, principalmente, pelo momento que o país está atravessando, que exige debates sobre o papel dos meios de comunicação, nesse contexto de golpe político. Esperamos que os participantes saiam daqui com mais conhecimento e fortalecidos para enfrentar a luta nos seus estados”, ressaltou o Secretário de Imprensa da CNTE, Joel de Almeida.

A palestrante Laura Capriglione, da rede Jornalistas Livres, abriu os debates da manhã sobre o tema do encontro. “O grande desafio da comunicação hoje é de se organizar em rede e saber quais são as redes parceiras para compartilhar conteúdos e atingir milhões de pessoas”, ressaltou Capriglione.

No período da tarde, os seminaristas puderam conhecer as experiências da rede “Mídia Ninja”, com transmissões online, apresentadas pela representante do veículo, Gabriela Garcia e também participar da oficina de Relações Públicas Digital, com a jornalista Amanda Viera, da Frisson Comunicação.

“O nosso trabalho é divulgar informações que a imprensa tradicional não tem interesse, além de abrirmos espaço para que o cidadão comum mande suas próprias pautas. Entendemos que todos são educadores em potencial e podem contribuir com seu próprio acúmulo de informações”, afirmou Gabriela Garcia.

De acordo com a jornalista Amanda Vieira, da Frisson Comunicação, antes de começar o planejamento das redes é necessário atentar para o tripé da comunicação nas redes:

“Primeiro o conteúdo deve ser relevante para seus públicos, o segundo ponto é o monitoramento, verificar a aceitação das suas mensagens, sua reputação, mensurar resultados. E o terceiro é a interação, conversar, esclarecer dúvidas, promover boas ideias que já estão sendo divulgadas. Reconhecimento é uma boa oportunidade de interação”, enumerou Vieira.

Veja todas as fotos do evento na página da CNTE no Facebook.

U
Nivaldino Felix

Liberdade de imprensa

O dia 7 de junho é marcado pela comemoração da liberdade de imprensa. A liberdade de imprensa é o direito dos profissionais da mídia de fazer circular livremente as informações, um pressuposto para a democracia. O contrário dela é a censura, própria dos governos ditatoriais, que limitam o poder de ação da mídia de acordo com seus interesses.

É importante que este dia nos lembre que os meios de comunicação têm o direito e o dever de manter os cidadãos informados. Entretanto, ser livre não quer dizer desrespeitar a liberdade dos outros.

Por isso, a imprensa tem o direito de liberdade, mas também tem uma obrigação com a ética. Essa conduta serve para evitar que fatos sejam divulgados sem a devida apuração da verdade, pois a repercussão pode fugir do controle. A força de uma afirmação errada é bem maior do que um direito de resposta.

CNTE - Seminário de Comunicação 2016 (2)CNTE - Seminário de Comunicação 2016 (4)

CNTE - Seminário de Comunicação 2016 (3) Seminário da CNTE - 2016-06-06