Vera Cruz-BA: Após protesto organizado pela APLB, prefeitura abastece escolas com toneladas de carne e frango

Nesta quarta-feira (04/10), a prefeitura do município de Vera Cruz, Bahia, abasteceu escolas da cidade com 3,6 toneladas de frango e 1,8 tonelada de carne bovina para o cardápio da merenda escolar. A ação se deu após o protesto de professores, organizado ontem (03/10) pela APLB-Sindicato, na Câmara Municipal. Com cartazes e palavras de ordem os educadores invadiram a sessão do dia na Casa para denunciar a falta de proteína na alimentação oferecida aos alunos.

“O município estava há semanas sem este elemento nutricional de fundamental importância no processo de desenvolvimento dos estudantes. A gestão da alimentação escolar no município precisa respeitar as determinações e orientações de sua aplicação, conforme determina a lei do PNAE e as orientações do FNDE. A situação deixa claro o descaso com nossos alunos, especialmente os do período integral, que tiveram as aulas suspensas por conta da falta destes alimentos. Graças a nossa luta, a situação está sendo resolvida”, disse Hércia Azevedo, diretora da APLB.

Ela relata ainda a ausência de pescado na merenda, e que deveria ser adquirido pela prefeitura por meio da Agricultura Familiar.  Pela Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009, pelo menos 30% dos recursos repassados a estados e municípios pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) devem ser investidos na compra de produtos da AF. A distribuição dos gêneros alimentícios pelos agricultores familiares deve ser cumprida e acompanhada de perto pelo Conselho de Alimentação, o CAE. No entanto, a gestão de Vera Cruz nunca cumpriu o percentual obrigatório.

Foto divulgada pelo prefeito nas suas redes sociais