Vem aí o VIII Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (ALFAeEJA); Inscreva-se!

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE!

SOB O ESPERANÇAR FREIREANO: NOVOS OLHARES E PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NOS DEZ ANOS DO MPEJA

O Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos  ALFAeEJA caracteriza-se por ser um evento de realização permanente em nível internacional, o qual emerge do Programa de Pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos (PPGMPEJA), Departamento de Educação, Campus I, Salvador, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em parceria com outras Universidades, Instituições e Institutos de Pesquisa nacionais e internacionais através de seus grupos de Pesquisa.

O VIII  ALFAeEJA se constitui em um lócus privilegiado de conferências, debates, construção de propostas e apresentações de trabalhos sobre os temas que abrange, cuja abordagem resulta urgente e necessária, gerando relevantes subsídios e contribuições à construção e desenvolvimento de políticas públicas que atendam o público da EJA de forma diferenciada, compreendendo suas especificidades.

O VIII Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos objetiva: a) Promover e ampliar o debate e a difusão do conhecimento sobre a alfabetização e educação de jovens e adultos, com foco nas discussões contemporâneas, enfatizando os direitos humanos, inclusão e igualdade social; b) Fomentar o intercâmbio de ideias e as redes colaborativas entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros, observando as tendências atuais da pesquisa sobre as temáticas abordadas no campo da EJA; c) Proporcionar o diálogo entre pesquisadores de diferentes segmentos: Educação de Jovens e Adultos; Brasil Alfabetizado, Fóruns de EJA, TOPA, PROEJA, estudantes de Pedagogia e das demais Licenciaturas, de Pós-Graduação em Educação e de Educação de Jovens e Adultos, gestores e professores das redes públicas e privada de ensino das esferas municipais, estaduais e federais, representantes dos Conselhos de Educação, Conselhos Sociais, entre outros, assegurando assim, a participação de um público alvo vinculado à identidade e diversidade de instituições, grupos e coletivos que tradicionalmente integram o campo da EJA; d) Oportunizar aos participantes o aprendizado em espaço de debates sobre práticas educadoras, bem como a apresentação e disseminação de trabalhos científicos; e) Ampliar e potencializar Redes de Conhecimento e Pesquisa sobre a Educação com ênfase na Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos.