USO DE JOGOS ONLINE POR ESTUDANTES AUMENTA RISCOS DE DESCONCENTRAÇÃO E EVASÃO ESCOLAR
O uso excessivo de jogos online como meio de obter dinheiro pode ter consequências significativas e negativas para os estudantes. A direção da APLB-Sindicato vê com preocupação um fato que está ocorrendo em sala de aula, por hora, mais no ensino médio, porém de acordo com informações, já há sinais de que um jogo online chamado no popular “tigrinho” já é usado também por alunos do ensino fundamental: os alunos, em sua maioria os meninos e rapazes não querem mais estudar e, de posse de um celular e internet na escola, usam o jogo online, uma espécie de roleta de números, tem a princípio possibilitado ganhar “dinheiro fácil”.
Em um recente artigo, publicado no Portal da CNTE, o professor Gilmar Soares Ferreira, efetivo da Rede Estadual de Mato Grosso e também diretor do Sintep-MT, que atua em escola de periferia em Várzea Grande, declara que presenciou em sala de aula conversas entre alunos, em que eles afirmavam que estavam mantendo um saldo positivo diário de na média R$ 400,00. “O papel do tigrinho é viciar nossos meninos e, porque não, meninas, a pensarem que jogando poderão ganhar dinheiro fácil, até o dia em que apostarão tudo que têm disponível de renda e posse e serão derrotados pela máquina, pelo logarítimo”, afirma preocupado o professor.
A APLB apresenta algumas considerações sobre os impactos negativos dessa prática:
- Prejuízo ao Desenvolvimento Acadêmico: Quando os estudantes optam por ganhar dinheiro através de jogos online em vez de se concentrarem nos estudos, seu desempenho acadêmico tende a sofrer. Isso pode resultar em notas mais baixas, dificuldades de aprendizagem e até mesmo provocar a evasão escolar.
- Falsa Percepção de Facilidade e Risco Financeiro: O sucesso ocasional nos jogos pode dar aos estudantes uma falsa percepção de que ganhar dinheiro online é fácil e consistente. No entanto, a realidade é que o jogo é imprevisível e arriscado, levando a perdas financeiras significativas que podem afetar negativamente sua estabilidade financeira futura.
- Impacto na Saúde Mental: O vício em jogos online pode levar a altos níveis de estresse, ansiedade e até depressão, especialmente quando os resultados financeiros não correspondem às expectativas. A pressão para continuar jogando para recuperar perdas ou alcançar metas financeiras pode criar um ciclo prejudicial.
- Desenvolvimento de Habilidades Limitadas: Enquanto os jogos online podem desenvolver certas habilidades, como reflexos rápidos e tomada de decisões sob pressão, essas habilidades podem ter aplicação limitada no mundo real. Em contraste, o tempo gasto estudando e adquirindo conhecimentos acadêmicos oferece habilidades transferíveis e essenciais para o sucesso profissional e pessoal a longo prazo.
- Impacto nas Relações Sociais e Familiares: O vício em jogos online pode levar os estudantes a se afastarem de amigos e familiares, comprometendo relacionamentos importantes. Isso pode levar a sentimentos de isolamento e alienação.
- Legalidade e Ética: Dependendo do jogo e da forma como o dinheiro é ganho, pode haver implicações legais e éticas. Participar de atividades de jogo ilegais ou desonestas pode resultar em consequências legais severas e danificar a reputação dos estudantes.
Portanto, embora os jogos online possam ser uma fonte tentadora de renda rápida, especialmente para os estudantes, é crucial considerar os impactos negativos a longo prazo. Incentivar um equilíbrio saudável entre entretenimento, estudo e outras atividades é essencial para um desenvolvimento pessoal e acadêmico bem-sucedido.