UFRB – APLB repudia atitude de aluno acusado de racismo contra professora

UFRB – APLB repudia atitude de aluno acusado de racismo contra professora

Na última segunda-feira (10), em um vídeo divulgado nas redes sociais, um estudante da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), identificado como Danilo Araujo de Góis, se recusa a receber documento das mãos de uma professora da instituição por ela ser negra.

As imagens abaixo foram divulgadas pelo perfil do Twitter Lista Preta e mostra Danilo, em meio a uma sala repleta de alunos negros, se recusando a receber um documento da professora. Estudantes relatam que desde que entrou na Universidade, em 2018, o estudante de Ciências Sociais se recusa a pegar coisas das mãos de pessoas negras e que pessoas negras tenham manuseado ou até mesmo sentar próximo. Chegando a dizer que “não se mistura com negros, pois foi bem criado”. A coordenadora do curso de História da Universidade foi chamada e expulsou o aluno da sala, chamando os outros estudantes para se colocarem à disposição como testemunha.

A APLB-Sindicato manifesta o seu repúdio com a atitude racista do aluno, lembrando que racismo é crime, previsto em lei, e deve ser denunciado.  O Sindicato reafirma o seu compromisso de luta e defesa por uma Educação justa e igualitária, com respeito à diversidade e repudia veemente qualquer ato de racismo, sexismo, LGBTFobia, intolerância e/ou violência, dentro ou fora do ambiente acadêmico. O coordenador-geral da APLB, o professor Rui Oliveira lamenta o ocorrido e se solidariza à professora e estudantes ofendidos. 

#bastaderacismo 

 

 

Fonte: Revista Fórum

Você pode gostar de ler também: