PROFESSORES DE VERA CRUZ CONTINUAM EM GREVE E COBRAM DIÁLOGO DA PREFEITURA

A APLB-Sindicato Núcleo de Vera Cruz torna público o ofício nº101/2013 que cobra da comissão instituída pelo prefeito de Vera Cruz resposta da última reunião com a entidade. Também declara que o prefeito e sua comissão se fecharam ao diálogo e não querem negociar. Importante destacar que a entidade continua aguardando a resposta do prefeito para resolver as questões que causaram a greve no município.
Os trabalhadores em educação de Vera Cruz paralisaram suas atividades desde o dia 3 de setembro.
Leia abaixo o ofício:

Ofício Vera Cruz

Notícias anteriores:

Os professores da  Rede Municipal de Educação de Vera Cruz continuam em greve e ocupando a Câmara Municipal de Vereadores desde o último dia 3 de setembro.

Carta à comunidade.indd

Hércia Vera Cruz

Clique na imagem acima e acompanhe uma reportagem com a diretora da APLB-Sindicato, Hércia Azevedo, no qual ela faz um resumo das principais reivindicações dos trabalhadores.

Greve - ocupação da Câmara - 031013 - Hercia (20)
Greve - ocupação da Câmara - 031013 - Hercia (16)
Greve - ocupação da Câmara - 031013 - Hercia (5)
 Greve - ocupação da Câmara - 031013 - Hercia (6)
Os professores da  Rede Municipal de Educação de Vera Cruz entraram em greve em 2 de setembro. Ontem, dia 3 de setembro, os professores acamparam na Câmara Municipal, exatamente no dia da sessão ordinária na qual seriam votadas as contas do prefeito Antônio Magno de Souza do exercício de 2011, reprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios.
Os professores conseguiram cancelar a votação e estão acampados até o dia em que o prefeito reajustar o salário e pagar o retroativo desde janeiro, mês da data base estabelecido na Lei do Piso e no Plano de Carreira.
A Educação em Vera Cruz – ilha a 13 km por mar de Salvador – parou a partir de segunda feira, 02 de setembro de 2013. Os trabalhadores da Educação desde janeiro, deste ano, lutam para que o governo municipal cumpra com a Lei do Piso e do Plano de Carreira (em 215 dias sem aumento).
Diretoria da APLB-Sindicato – Núcleo de Vera Cruz
CONTATO: HERCIA AZEVEDO – 8102-1342
Clique e veja mais fotos na galeria
Notícias anteriores
CARTA À COMUNIDADE DE VERA CRUZ
A Educação em Vera Cruz – Ilha de Itaparica PAROU a partir desta segunda feira, 02 de setembro de 2013. Os trabalhadores da Educação desde janeiro, deste ano, lutam para que o governo municipal CUMPRA com a Lei do PISO e do Plano de Carreira (em 215 dias sem aumento). Fizeram movimento e mobilização pela melhoria da qualidade das escolas, entre estas as reformas dos ginásios, tentando evitar uma GREVE na rede de ensino, diante da falta de condições de trabalho e de salário.
Na busca de uma vida mais justa e solidária para o resgate da dignidade dos trabalhadores da Educação do Município de Vera Cruz – Bahia, é que a APLB Sindicato se contrapõe aos procedimentos adotados pelo município quanto à má utilização do FUNDEB, resultantes das irregularidades praticadas na atual gestão e fundamentadas em documento oficial pelo Tribunal de Contas.
O prefeito que deveria cuidar da educação como reza o princípio constitucional, ao contrário, vem negligenciando a utilização dos recursos. O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) REJEITOU as contas do prefeito frente à violação orçamentária. O Tribunal de Contas fez vários questionamentos no documento referentes à utilização das verbas municipais dentre elas as da educação. Declarou para a Câmara de Vereadores os motivos que o levaram a rejeitar as contas do prefeito de Vera Cruz.
O POVO de nossa cidade vem sofrendo em todos os governos, fato este demonstrado na rejeição das contas dos governos anteriores pelo TCM. Assim, os Trabalhadores da Educação cansados de serem enganados e de verem os seus direitos desrespeitados, decidiram em Assembleia entrar em GREVE por tempo indeterminado, para que o governo cumpra a Lei do PISO e do PLANO DE CARREIRA MUNICIPAL, Lei 855/2012.
Distante de tudo isso, o alcaide municipal vem colocando policiamento ostensivo nos movimentos dos Trabalhadores da Educação de Vera Cruz, para que estes não denunciem seus atos, diante das denuncias oficiais. Esperamos da Câmara de Vereadores a devida defesa dos direitos dos servidores que há oito meses lutam e a cobrança do cumprimento da LRF e demais leis municipais pelo gestor municipal, bem como a defesa do POVO Vera-cruzense.
Todos os trabalhadores em luta por direitos em Vera Cruz.
Diretoria da APLB-Sindicato – Núcleo de Vera Cruz
CONTATO: HERCIA AZEVEDO – 8109-5510
Notícias anteriores
A APLB-Sindicato em campanha salarial para os trabalhadores em educação da rede municipal de ensino iniciada desde janeiro de 2013 comunica à comunidade de Vera Cruz: A Educação vai parar,  caso o prefeito não cumpra a Lei do Piso (11738/09) e do plano de carreira municipal (854 e 855/2011). Aguardaremos até sexta-feira, dia 30 de agosto, a decisão. O prefeito tem que cumprir a Lei.
A APLB-Sindicato – núcleo de Vera Cruz/Ilha de Itaparica –fará assembleia no dia 02 de setembro com indicativo de greve na educação vera-cruzense, caso o prefeito não cumpra as lei.
O prefeito Antonio Magno de Souza Filho não regulamentou o piso da carreira em janeiro/2013 no município de Vera Cruz e vem descumprindo a lei do plano de carreira, deixando os professores sem o reajuste. O problema é que os trabalhadores, em geral, já sofreram seus reajustes para compensar o índice inflacionário, inclusive os vereadores já receberam seus reajustes, no entanto os trabalhadores da educação de Vera Cruz ainda não receberam as correções inflacionárias, diminuindo o seu poder aquisitivo.
O prefeito, na manifestação pacífica dos professores no dia 27 de agosto, mandou fechar a prefeitura e solicitou a força policial, desrespeitando o processo democrático. O governo de Vera Cruz ao invés de primar pelo diálogo utilizou-se de um aparato repressor estadual para intimidar as justas reivindicações dos trabalhadores da educação de Vera Cruz. No entanto, neste dia as contas do prefeito Magno referente ao exercício de 2011 foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e o povo de Vera Cruz  foi à Câmara protestar, pois há indícios de desvios de finalidade das verbas da educação. Com a palavra o Ministério Público.