Trabalhadores agitaram a Praça da Piedade, na manhã desta terça-feira,  com grande manifestação em defesa da Educação

Trabalhadores agitaram a Praça da Piedade, na manhã desta terça-feira, com grande manifestação em defesa da Educação

No segundo dia da Greve Nacional convocada pela CNTE, as manifestações em Salvador, ocorreram na Praça da Piedade. Os trabalhadores em educação das redes estadual e municipal estiveram juntos defendendo as mesmas bandeiras.

Com faixas, cartazes, apitos, animação de bonecões, perna de pau e muita música, a manifestação chamou a atenção para as principais reivindicações da categoria:

• O cumprimento da lei do Piso, Carreira e Jornada

• Investimento dos royalties de petróleo na valorização da categoria

• Votação imediata do Plano Nacional de Educação

• Destinação de 10% do PIB para a educação pública e contra a proposta dos governadores de reajuste do piso pelo INPC.

Ao se pronunciar durante o ato público, a diretora Elza Melo anunciou que o Sindicato está discutindo com a Administração Municipal um Plano de Carreira com a cara da categoria e anunciou que a Campanha Salarial 2014 já foi lançada e que os pontos da pauta já vêm sendo discutidos pela categoria.

A sindicalista deixou claro que a luta não é apenas dos educadores, mas de toda a sociedade. “Somos formadores de opinião e só teremos a sociedade que a gente quer quando nós, trabalhadores em educação formos respeitados. Está na hora de levantarmos a cabeça e lutar de verdade, sem esquecer que a luta por salários dignos e valorização profissional não pode estar dissociada da luta politico-ideológica, que neste ano eleitoral ganha ainda maior importância. São três dias de luta e não podemos permitir nenhum retrocesso. Está em nossas mãos o futuro do nosso país, do nosso estado e do nosso município”, conclamou.

Para o coordenador-geral da entidade, o professor Rui Oliveira, os três dias de greve foram vitoriosos, pois a adesão da categoria foi de 100%. “Ainda esta semana haverá uma nova rodada de negociações com o Governo do Estado, na Secretaria de Administração. Esperamos o bom senso e que prevaleça o melhor para a categoria”, afirmou Rui.

Esse Brasil Nunca Mais

Nesta quarta-feira (19), último dia da greve nacional, a APLB-Sindicato vai promover um seminário com o tema “50 anos do Golpe Militar – Esse Brasil Nunca Mais”, às 9 horas, no auditório do Colégio Central, em Salvador. Estão convidadas diversas personalidades que sofreram perseguições e viveram o horror da repressão do período da ditadura militar, que darão seus depoimentos. Também haverá um ato simbólico em homenagem às mulheres, na figura de Loreta Valadares, militante histórica do PCdoB, feminista e ativista contra a ditadura militar. O ato vai constar do plantio de uma árvore, representando a força da mulher brasileira.

Além dos trabalhadores em educação do Município de Salvador, também fizeram parte das manifestações diversas caravanas do estado e interior da Bahia como os núcleos de Catu, Conceição do Jacuípe, Barroca, Ipirá, Irará, Mundo Novo, São Félix, Serrinha, Terra Nova, Santo Amaro, Simões Filho e outras.

O presidente estadual da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-Bahia), Aurino Pedreira afirmou que as Centrais Sindicais estão firmes e fortes nesta luta! “Precisamos nos unir e colocar o Brasil em outro patamar. Queremos acima de tudo desenvolvimento, para que os trabalhadores em educação cresçam e possam discutir um projeto de Educação que contemple a categoria e a sociedade. Essa manifestação é essencial e crucial para os trabalhadores e por isso a CTB está aqui”, declarou.

A Greve Nacional contou ainda com o apoio da vereadora Aladilce Souza (PCdoB) que parabenizou os trabalhadores em educação. “Os profissionais em educação mais uma vez dão o exemplo e de como todos os trabalhadores devem defender suas bandeiras de luta”.

Também estiveram na manifestação, apoiando a luta dos educadores, o vereador Everaldo Augusto, que falou sobre a atuação da Comissão de Educação da Câmara e defendeu um projeto de educação transformadora para o País, representantes da FETRAB, além do deputado estadual Capitão Tadeu.

Fotos: Getúlio Lefundes