Teixeira de Freitas – BA: APLB repudia atitude misógina de vereador contra dirigente do sindicato

A direção da APLB-Sindicato repudia a atitude misógina, grosseira e machista do vereador Toinzinho (PCdoB) contra a professora Francisca Brasília, diretora APLB em Teixeira de Freitas, Bahia. No último dia 20, durante sessão na Câmara de Vereadores local, em discurso, Brasília manifestava a opinião favorável da entidade à eleição direta para gestores escolares e questionava a escolha da gestão municipal pela lista tríplice (três nomes indicados pelo prefeito para votação que definiria a direção escolar), embora o plano de governo apresentado pelo prefeito durante a sua candidatura determinasse eleições diretas para dirigentes de escolas. Na ocasião, o parlamentar dirigiu-se à professora classificando-a como “câncer da Educação”, “persona non grata”, entre outras expressões características do machismo e misoginia.

“A APLB defende eleições democráticas e a forma como o processo foi conduzido configura-se como uma falta de respeito à democracia, aos pais, alunos, funcionários e todos os que foram votar para escolher os diretores”, disse a dirigente.

O coordenador geral da APLB, professor Rui Oliveira, gravou um vídeo em solidariedade à Brasília. “Além de repudiar a ação leviana do vereador, manifestamos toda solidariedade  e destacamos o importante trabalho e contribuição da companheira Brasília para a Educação e a luta sindical”, disse.

Veja o vídeo!