TDAH E RESPEITO – APLB defende que Educação de qualidade depende da união entre famílias, educadores e sociedade

TDAH E RESPEITO – APLB defende que Educação de qualidade depende da união entre famílias, educadores e sociedade

 

Enquanto Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia repudiamos veemente a forma desrespeitosa com que a esposa do jogador Thiago Silva (Belle Silva) se manifestou, através de um vídeo que tem circulado nas redes durante a semana, indignada por uma professora ter sugerido que seu filho tenha TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade). A APLB destaca que Educação é parceria, não confronto!

A APLB-Sindicato defende que o respeito ao trabalho docente é a base para uma educação de qualidade. Expor professores(as) publicamente de forma desrespeitosa enfraquece a relação escola-família. 

É importante lembrar que os (as) professores (as) e pais têm o mesmo objetivo: o bem-estar e o desenvolvimento integral dos alunos. Desta forma, o diálogo respeitoso fortalece a confiança e a construção de soluções conjuntas porque trabalhar juntos possibilita um ambiente de apoio e crescimento para as crianças e adolescentes.

 Identificação precoce: um ato de cuidado

Por que identificar cedo faz diferença? Transtornos como o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) impactam diretamente o aprendizado e as relações sociais. Por isso, professores (as), por estarem em contato direto com os alunos, são peças-chave na identificação de sinais.  O diagnóstico precoce permite acesso a tratamentos e estratégias que melhoram a qualidade de vida do estudante.

Respeito ao trabalho docente

Valorizar o trabalho docente é essencial! Professores (as) desempenham um papel delicado e fundamental ao alertar sobre possíveis desafios enfrentados pelos alunos. Reiteramos que é inadmissível a exposição desrespeitosa de um profissional por exercer seu compromisso com a educação. O diálogo precisa ser construtivo, pautado na colaboração, e nunca em ataques.

Você pode gostar de ler também: