SOBRE O FORRÓ DA APLB E A NOSSA AGENDA

COMPANHEIRAS E COMPANHEIROS,

Desde o início da greve os profissionais da educação da rede municipal vêm manifestando o apoio e solidariedade aos companheiros da rede estadual, no desejo de que a luta se encerre com vitórias. Sem dúvida alguma a remuneração digna para os professores e demais profissionais da educação é condição sine qua non para a qualidade social da educação. E é essa luta que a nossa APLB, nos seus 60 anos, vem implementando! O exemplo são as inúmeras greves já feitas, a atual greve da rede estadual e a campanha salarial da rede municipal de Salvador e outras redes municipais espalhadas por essa Bahia. A APLB- Sindicato, portanto, é a legítima representante e defensora dos direitos dos profissionais da educação das redes publica estadual e municipais do Estado Bahia!

Estranhamos alguns comentários que foram postados no site da APLB – rede estadual – acerca da realização do forró. Todos sabem que o forró é um evento tradicional que a APLB- Sindicato realiza todos os anos. Por que não realizar o forró este ano? Os argumentos a seguir contestam as opiniões contrárias, inclusive fazendo nossas as palavras de companheiros que defenderam no site – rede estadual – a realização do forró e que achamos pertinentes:

1. Afirmar que não é momento de festa porque não há nada a “comemorar” na greve é um equivoco. O forró é uma festa tradicional da nossa terra, porque somos nordestinos, porque estamos no período das festas junina e, em hipótese alguma, se contrapõe a greve da rede estadual;

2. Estar em greve não significa um momento de tristeza, de lamentações ou coisa que o valha. Trabalhadores quando estão em greve devem estar com disposição de luta e garra para alcançar o objetivo desejado e, por que não, unir a luta com o lúdico?

3. Alegar que o sindicato tem feito despesas com a greve é fato. Também é fato que a receita da APLB não é advinda tão somente da rede estadual, já que os profissionais da educação das redes municipais são sindicalizados e, portanto, contribuem financeiramente, tanto quanto a rede estadual, além de haver um considerável crescimento de filiações na rede municipal de Salvador;

4. Ainda assim, o forró acontecerá em local mais simples, bandas mais em conta, enfim, com custos mais baixos que de costume;

5. Muitos companheiros da rede municipal e da rede estadual vinham cobrando insistentemente a realização do forró. Portanto, é a vontade da categoria;

6. A campanha salarial da rede municipal de Salvador, além de tantas outras, foi muito positiva e, por isso, estamos aproveitando o forró para comemorar as vitórias;

7. Diversos forrós promovidos pela APLB serão realizados no interior, inclusive como atividade de greve da rede estadual;

8. Outras categorias em greve também realizarão seus forrós como atividade de greve;

9. Não concordar com o forró é contraditório, uma vez que já foram realizadas diversas festas no acampamento da Assembléia Legislativa e existe a proposta de realização de forró lá;

10. Por fim, precisamos estar imbuídos das belas lições que Che Guevara nos ensinou, especialmente a máxima que ele diz: “Hay que endurecerse, pero sin perder la ternura jamás” (É preciso ser duro, mas sem perder a ternura, jamais…)

11. Por tudo isso, a APLB-Sindicato não se furtará a realizar o tradicional forró para a categoria. Esperamos vocês pra o arrasta pé!

APLB-SINDICATO

ATENÇÃO PARA A NOSSA AGENDA

COMPANHEIROS E COMPANHEIRAS,

Na nossa agenda de atividades está prevista para o próximo dia 13 a realização de um seminário sobre ORGANIZAÇÃO POR LOCAL DE TRABALHO dirigido aos representantes de escolas eleitos. Por ser um evento de grande importância estamos sendo obrigados a rever a data em função da greve do estado. Outra razão é o fato de várias escolas terem perdido o prazo para a realização das eleições e, como fizemos no ano passado, haverá o 2º turno para quem ainda não escolheu o seu representante. Por isso, reorganizamos a nossa agenda da seguinte forma:

 15/06 – FORRÓ DA APLB-SINDICATO

 22/06 A 08/07 – RECESSO JUNINO

 ATÉ 13/07 – NOVO PRAZO PARA AS ESCOLAS QUE NÃO REALIZARAM ELEIÇÕES

 19/07 – REUNIÃO DE REPRESENTANTE DE ESCOLA

 INICIO DE AGOSTO – SEMINÁRIO SOBRE OLT

OBS. – Outras atividades poderão ocorrer nesse período que serão divulgadas amplamente.

Um abraço e desde já bom recesso.

Diretoria da APLB-Sindicato