Seminário Regional de Educação de Cipó

Cipó - seminário - 04-06-16 (1)

Cipó - seminário - 04-06-16 (2)

O dia 28/05/2016 ficará marcado no calendário de lutas e mobilizações dos profissionais da educação. O município de Cipó realizou o Seminário Regional de Educação, organizado pela APLB-Sindicato em suas três instâncias estatutárias: Executiva Salvador, Regional Nordeste e Delegacia Cipó. Este teve como proposta a discussão e análise do momento político atual vivido em nosso país e as repercussões das possíveis medidas que serão tomadas pelo presidente interino.

Contando com educadores dos municípios de Cipó, Acajutiba, Adustina, Alagoinhas, Aporá, Aramari, Conde, Coronel João Sá, Feira de Santana, Glória, Itapicuru, Jandaíra, Jeremoabo, Macururé, Nova Soure, Olindina, Paripiranga, Pedrão, Pedro Alexandre, Salvador, Santa Brígida e Uauá, o evento teve palestras voltadas para a Avaliação da Conjuntura sobre o novo cenário político do Brasil; implantação da Lei 11.738/2008 e a valorização dos profissionais da educação: piso, carreira e reserva de carga horária; FUNDEB e os desafios da qualidade da educação básica; Previdência: regime geral e regime próprio.

Essas temáticas foram escolhidas por fazerem parte das principais dúvidas dos educadores e por representarem também os pontos que mais geram discordâncias entre profissionais da área e o poder púbico. A APLB-Sindicato realizou um evento magnífico, mostrando que os educadores não cansarão de lutar em busca de seus direitos e da realização de um processo pedagógico-educacional de qualidade, que realmente venha atender as necessidades dos discentes e da sociedade como um todo.

As palestras que abrilhantaram ainda mais o seminário foram realizadas por Heleno Araújo, secretário de assuntos educacionais da CNTE; Marlene Aparecida Chaves Gonçalves diretora regional da FESEMPRE; Noildo Gomes do Nascimento, diretor do departamento de organização da executiva estadual da APLB-Sindicato, professor de História das redes estadual e municipal de Salvador, e coordenador do escritório de advocacia Gomes & Gomes/Adprev; José Lourenço Dias, diretor do departamento de organização da APLB e da FESEMPRE; Cassiano Benevides, diretor da APLB Regional Litoral Norte; Aurino Pedreira do Nascimento Filho, presidente da CTB-Estadual Bahia, e presidente da FETIM; e apoio de João Neto Fraga Diretor da APLB-Regional Nordeste.

A presença dos educadores das diversas cidades serviu para mostrar a força da APLB e alertar os agentes públicos dos poderes Executivo e Legislativo que estamos atentos e preparados para a luta

João Neto Fraga. diretor da APLB-Regional Nordeste