Seminário promovido pela APLB encaminha nota de repúdio contra declaração de Eduardo Bolsonaro

NOTA DE REPÚDIO CONTRA A DECLARAÇÃO DE EDUARDO BOLSONARO EM RELAÇÃO AOS PROFESSORES/AS

A APLB-Sindicato vem a público manifestar repúdio diante da declaração feita pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), que comparou professores e professoras a traficantes. Ele disse que não tem diferença entre um professor doutrinador para um traficante que tenta sequestrar e levar os filhos da sociedade para o mundo do crime. E disse ainda que talvez o professor doutrinador seja pior, porque iria causar, segundo ele, discórdia dentro das casas.

REPUDIAMOS totalmente esse discurso que incita o ódio e a desvalorização da educação pública. A Educação é um dos pilares mais importantes para o desenvolvimento do país, que foi altamente prejudicado durante o governo Bolsonaro, que atacou a ciência, e por conta disso, contribuiu com a morte de milhares de pessoas, atrasando a vacina contra o COVID-19, e desmobilizando as pessoas para que não se vacinassem.

Quando o parlamentar defere discursos como esse, ele ofende não só a classe dos trabalhadores/as em educação, como ataca toda a sociedade. O parlamenta deveria usar sua voz e seu mandato promovendo projetos pela educação pública, mas, não o faz porque age como inimigo daquilo que deve ser garantido para o povo, uma educação pública e de qualidade.

Os professores/as cumprem seu papel com maestria, trabalhando sob condições precárias, muitas vezes diante do descumprimento de leis, a exemplo do pagamento do piso nacional, formação permanente e em serviço, dentre outros, e ainda enfrentando adoecimento e desgaste por uma jornada excessiva.

Viva! A cada professor, a cada professora, a cada trabalhador e trabalhadora em educação desse país, que não mede esforços para fazer seu papel para melhoria e crescimento da nação.

O discurso do parlamentar foi repudiado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), pela Central dos trabalhadores e trabalhadoras do Brasil – CTB. A CNTE reivindica a abertura de um processo disciplinar no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados por quebra de decoro e, consequentemente, cassação do mandato parlamentar.

A APLB-Sindicato mais uma vez, torna público seu repúdio. Desta vez, assinado por todos os presentes no seminário estadual sobre a revogação do novo ensino médio e valorização dos trabalhadores/as em educação, realizado nos dias 20 e 21 no hotel Fiesta em Salvador/BA, e se junta à CNTE no pedido de responsabilização do então deputado. A APLB defende os direitos da classe da trabalhadora, dos/as estudantes de todo o Brasil e reforça posição pela defesa da dignidade da profissão docente.

Respeite a Educação!

APLB-SINDICATO