Semana da Educação Infantil – APLB reforça importância das lutas e a garantia de uma base que prepare as crianças para o futuro

A Lei 12.602/12 instituiu a Semana e o Dia Nacional da Educação Infantil, em 25 de agosto – escolhidos em uma homenagem à data de nascimento da fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns (1934-2010), falecida em um terremoto no Haiti. Trata-se de um período importante para toda a sociedade, já que a atenção das instâncias sociais e governamentais se direciona à infância – e atrelada a uma maior promoção de saúde e proteção aos pequenos está justamente a necessidade de garantir uma Educação de qualidade.

Nesta Semana da Educação Infantil, a APLB-Sindicato dos Trabalhadores em Educação celebra o papel fundamental que a educação infantil exerce no desenvolvimento das crianças e destaca as principais lutas e reivindicações no segmento. A educação infantil não é apenas uma fase transitória, mas uma base sólida sobre a qual se constrói toda a trajetória educacional e pessoal de nossas crianças. Conheça abaixo as principais demandas para garantir que este alicerce seja forte e bem estruturado:

1. Ampliação das Vagas em Creches para Crianças de 0 a 3 Anos

A demanda por vagas em creches continua crescendo, e é essencial ampliar a oferta para garantir que todas as crianças de 0 a 3 anos tenham acesso a um ambiente educativo seguro e estimulante. A ampliação das vagas é um passo fundamental para atender todas as famílias que buscam qualidade e inclusão na educação infantil.

2. Valorização da Pré-Escola em Tempo Integral

Investir na pré-escola em tempo integral é investir no futuro das nossas crianças. Essa modalidade oferece um ambiente de aprendizado mais completo e enriquecedor. É de suma importância que essa forma de educação seja valorizada com infraestrutura adequada, materiais de qualidade e profissionais especializados.

3. Melhores Condições de Trabalho para as Profissionais de Educação Infantil

As profissionais de educação infantil são uma força vital deste segmento. Melhorar as suas condições de trabalho é essencial para garantir que possam desempenhar as suas funções com excelência. Isso inclui melhores estratégias, formação continuada,  e um ambiente de trabalho que reconheça e valorize seu trabalho árduo.

4. Valorização do Brincar com Elementos da Natureza

O brincar é uma parte fundamental do aprendizado infantil, e deve ser incentivado através de espaços que promovam a interação com a natureza. Ambientes que permitem contato com elementos naturais não só enriquecem a experiência das crianças, mas também são estimulados para seu desenvolvimento físico e emocional.

5. Merenda Escolar de Melhor Qualidade

A alimentação é essencial para o desenvolvimento saudável das crianças. Garantir uma merenda escolar de alta qualidade, que seja nutritiva e preparada com frescos, é uma necessidade para ingredientes que promovam o bem-estar e o crescimento das crianças. A direção da APLB-Sindicato faz parte do Conselho Municipal de Alimentação Escolar de Salvador (COMAE), na busca por melhoria das condições e infraestrutura da alimentação escolar das escolas do município de Salvador.

6. Acessibilidade, Inclusão e Respeito às Diferenças

A educação infantil deve ser um espaço inclusivo, que respeite e valorize as diferenças. Acessibilidade para crianças com necessidades especiais e um ambiente que promove a inclusão são fatores determinantes para que todas as crianças tenham oportunidades iguais de aprendizagem e desenvolvimento.

7. Contratação de Profissionais de Apoio

Para oferecer um atendimento mais individualizado e eficaz, é importante contratar profissionais de apoio que possam auxiliar nas aulas. Esses profissionais desempenham um papel vital no suporte às necessidades específicas de cada criança, contribuindo para um ambiente de aprendizagem mais inclusivo.

8. Valorização de Pesquisadores de Universidades Públicas

A produção de projetos inovadores na educação infantil pública deve ser reforçada por pesquisadores de universidades, que possuem o conhecimento e a experiência para desenvolver práticas educacionais de qualidade. É importante que essas instituições recebam uma valorização adequada, em vez de depender de pacotes prontos oferecidos por empresas privadas.

Educação Infantil é uma Base. Valorização Garante um Bom Caminho de Formação!

A educação infantil é uma base sobre a qual se desenvolverá o futuro dos nossos pequenos. Valorizá-la é garantir que as crianças tenham um caminho sólido para o sucesso acadêmico e pessoal. Nesta Semana da Educação Infantil, a APLB reforça a importância dessas lutas e convida a todos a se unir em apoio a essas causas necessárias. Juntos, podemos garantir uma educação infantil que prepara as crianças para um futuro brilhante e promissor.

Viva a Educação Infantil!