Secretário de Educação do Estado acha difícil pagamento do Piso. APLB-Sindicato contesta

Bahia Notícias

Quinta, 08 de Janeiro de 2015 – 16:40

Prefeituras terão dificuldades com novo piso dos professores, diz secretário estadual da Educação

por Alexandre Galvão / Luiz Fernando Teixeira

Foto: Tiago Melo / Bahia Notícias
O secretário de Educação da Bahia, Osvaldo Barreto, declarou nesta quinta-feira (8) que o aumento do piso salarial para os professores pode vir a ser prejudicial para as finanças do Estado. “A Saeb já esta calculando o impacto nas contas do governo e claro que as prefeituras vão ter dificuldade. O aumento é preocupante porque precisamos garantir de onde vem esse recurso”, disse Barreto. O gestor esteve com o governador Rui Costa na visita à Nova Redenção, nesta quinta-feira (8). Segundo o titular da Saeb, ele já se reuniu com o ministro da Educação, Cid Gomes (PSB), para pedir os recursos que irão auxiliar as prefeituras. “Todos os professores precisam ser valorizados, mas o piso traz problemas pra quem não tem o orçamento”, sentenciou. O Sindicato dos Trabalhadores do Estado da Bahia (APLB) já se manifestou à favor do reajuste e disse que irá lutar pela implantação.
‘Nós não podemos perder essa conquista’, diz APLB sobre reajuste no piso dos professores

Foto: Tiago Melo / Bahia Notícias
A vice-coordenadora e diretora jurídica do Sindicato dos Trabalhadores do Estado da Bahia (APLB), Marilene Betros, disse que a categoria recebeu bem o anúncio de reajuste do piso nacional dos professores, mas sinaliza que a luta continua para conseguir a implantação da medida. “Não adianta ter o anúncio de percentual e, no município, o prefeito dizer que não tem condição de pagar”, reclama. O Ministério da Educação estabeleceu o acréscimo de 13,01% no piso, que passou de R$ 1.697 para R$ 1.917,78. Marilene reclama que as prefeituras já não cumpriam o piso antigo. “O piso é lei e os prefeitos descumprem. Tem prefeitura que não pagou 13º salário nem o de dezembro”, disse. Segundo a sindicalista, a APLB espera uma audiência com o governador Rui Costa (PT) e o secretário de Educação, Osvaldo Barreto, para discutir a implantação do piso e continuar o processo de valorização de carreira do magistério.