SÃO MIGUEL DAS MATAS – FUNCIONÁRIOS AVANÇAM NO INTERIOR COM O DEFE

O Núcleo da APLB, de São Miguel das Matas realizou no última sexta (20/05), o primeiro Encontro de Funcionários da Delegacia das Matas, sob o comando da professora Maria Helena (conhecida como gorda). Também estiveram presentes , os representantes dos municípios de Dom Macedo – professor Akson – do Núcleo de Muniz Ferreira representado pela  professora Eliane e professora – Conça Muniz, professor Dancio, Município representando delegacia e do Núcleo de Santo Antônio de Jesus, além de representantes do núcleo de São Miguel das Matas que sediou o evento.
Neste encontro tivemos a oportunidade de contar com os palestrantes Edimilson Almeida, que falou sobre Assédio Moral, Saúde do Trabalhador, Profuncionário e Curso Estágio. Nivaldino Félix falou sobre a Valorização dos Funcionários da Educação, Precatórios e Novo FUNDEB. Além disso, apresentamos um vídeo do coordenador-geral, professor Rui Oliveira falando sobre o Precatório além do Núcleo de Varzedo representado pelo professor- João Nilton.

É importante observar o avanço dos funcionários que trabalham em escola, principalmente no interior do estado. No primeiro encontro da delegacia de Santo Antônio de Jesus tivemos o exemplo disso. Pudemos contar com a presença de 200 pessoas no evento, 70% de funcionários e 30% de professores. Nesse sentido foi mais um momento histórico na trajetória da APLB-Sindicato. No que se refere à organização dos funcionários da Educação o evento transcorreu em um clima de debates e atenção. De certa forma, o núcleo de São Miguel das Matas já conseguiu algumas vitórias como: o Plano Unificado dos profissionais em Educação. Mesmo plano, para funcionários e professores, preservando o avanço na carreira deste trabalhadores públicos do município.

Outro fator que se destaca  é observar o avanço deste trabalhadores na sua formação. Muitos deles com curso superior, o que vai qualificar ainda mais a qualidade nas suas atribuições cotidianas no ambiente escolar. Nesse sentido o que observamos é a falta de conhecimento dos funcionários em relação aos seus direitos , assim como vem acontecendo em toda a Bahia.

Queira ou não, os funcionários são protagonistas do processo educativo na escola, reconhecida pela Lei 12014/09, pelo art.61 LDB, e pela resolução do Conselho Nacional de Educação em 05 de Dezembro de 2005, que reconhece como educador; portanto temos que reconhecer a importância desse segmento para o funcionamento da escola.

Queremos agradecer pela acolhida dos dirigentes do Núcleo de São Miguel das Matas na figura da professora Maria Helena (gorda).

Nivaldino Félix- Diretor de Imprensa, coordenador do DEFE, membro da Napar (Núcleo de Pensamento e Ação Antirracista)