Reunião estadual do Departamento de Funcionários da Educação – DEFE

REUNIÃO DE FUNCIONARIOS, 09-05-16 GL (3)

A luta dos funcionários da educação que trabalham em escolas tem avançado em todo Estado da Bahia, no dia 9 de maio o Departamento de Funcionários da APLB-Sindicato – DEFE, se reuniu com seus membros representando diversos municípios e discutiu a seguinte pauta: informes dos municípios e a construção do 18º Encontro de Funcionários, na cidade de Valença.

Vimos que nos municípios há uma série de problemas que os funcionários enfrentam. Em Conceição de Jacuípe os funcionários brigam para que o prefeito implante o Profuncionário; em Macajuba os funcionários enfrentam muita discriminação e lutam para levar o Profuncionário para o município, além disso, o prefeito quer que os funcionários trabalhem aos sábados, mas os funcionários lutam para que sejam lotados na Educação e não na Administração, também lutam para facilitar a implantação do Plano Unificado. Já em Santa Maria da Vitoria o sindicato ficou 28 dias em greve e professores e funcionários tiveram que pagar os dias parados nos sábados e nos feriados.

No encontro, foi ressaltado a presença dos diretores da APLB Nivaldino e Edmilson, que palestraram no 3º Encontro Regional da Região de Santa Maria da Vitoria com mais de 200 pessoas de cinco municípios, falando sobre o Profuncionário no contexto da Educação.

Em Vera Cruz, os representantes informaram, que o prefeito não quer pagar os 10% da gratificação daqueles que fizeram o Profuncionário, e não quer pagar o auxilio-alimentação, além disso o reajuste é zero. Recentemente, fizeram uma paralisação; em Feira de Santana os funcionários estão esperando o IFBA abrir novas turmas do Profuncionário e também a reformulação do plano unificado. Em Irará os funcionários não são respeitados e estão pagando os dias pela paralisação. Em Salvador os funcionários do município estão indignados já que concluíram o curso do Profuncionário e até hoje não receberam nenhuma compensação, além disso até agora não se fez o plano unificado e estão se sentindo discriminados. Na rede estadual há inúmeras queixas, como o não pagamento da URV, falta de concurso público e o excesso de contratação de empresas terceirizadas, e até agora não houve reajuste dos funcionários mesmo os que ganham salário mínimo.

Em Ipirá os representantes falaram que tiveram até alguns avanços como a implantação do curso do Profuncionário, plano de carreira unificada, que dá direito ao funcionário ser lotado na Educação depois de 3 anos, e os salários estão em dia, fruto de muitas lutas.

Portanto companheiros e companheiras, isso demonstra o avanço dos funcionários no que se refere o nível de consciência política e critica e o nível de organização desse segmento dos trabalhadores em educação, é um avanço imensurável desses companheiros, principalmente no interior do Estado, antes os funcionários viviam na invisibilidade, hoje eles explodem como um furacão adormecido. E há avanço no contexto educacional moderno e dinâmico.

A luta continua!

E avante o 18º Encontro de Funcionário na cidade de Valença, no mês de agosto!

DEPARTAMENTO ESTADUAL DE FUNCIONÁRIOS – DEFE DA APLB-SINDICATO

Nivaldino Felix- Coordenador do DEFE

Edmilson Almeida – Vice-Coordenador

Sergio Dutra Santos representante do Município de Macajuba