RESULTADO DA REUNIÃO OCORRIDA NESTA TERÇA-FEIRA, 19, ENTRE A APLB-SINDICATO, O PREFEITO E O SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO
No encontro, ocorrido na tarde desta terça-feira, 19/02, a APLB-Sindicato fez a entrega oficial ao prefeito ACM Neto da CARTA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, que já havia sido encaminhada em setembro de 2012, durante a campanha eleitoral.
Em seguida, foram tratados os seguintes pontos:
1. SOBRE A AMPLIAÇÃO DA CARGA HORÁRIA EM 30 MINUTOS DIÁRIOS PARA OS ALUNOS:
O prefeito destacou que mesmo tendo 49 dias de governo fez questão de abrir o diálogo com a APLB, primeiro sindicato que ele recebe. Ele disse que a educação para ele é prioridade e que adotará uma política rigorosa sobre como estão sendo gastos os recursos da educação, e que acompanhará rigorosamente, destinando os 25% da educação exclusivamente para o setor.
Ele disse tambem que entende que há discrepâncias, pois tem visitado escolas e visto de perto. Diz que temos razão sobre os diversos problemas que se encontram nas escolas, e que o modelo que adotará, de forma gradativa, é a escola de tempo integral.
Sobre a ampliação da carga horária, afirmou que não haverá nenhuma imposição, assim como não criará nenhuma situação que seja inviável. Afirmou que a alteração da carga horária só será implantada quando as condições forem criadas e que não haverá nenhum prejuízo aos profissionais da educação.
Autorizou o Secretário a criar o espaço para discutir com a APLB todo o processo. REAFIRMOU QUE NÃO SERÁ NADA IMPLANTADO ENQUANTO AS CONDIÇÕES NÃO SEJAM VIÁVEIS. QUE ESTÁ ABERTO PARA FAZER OS AJUSTES E QUE NÃO VAI IMPOR CARGA HORÁRIA QUE SACRIFIQUE DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO. ENFIM, QUE NÃO HAVERÁ NENHUM SACRIFÍCIO PARA O PROFESSOR E COORDENADOR PEDAGÓGICO.
2. REORDENAMENTO DA REDE:
Terão até o mês de março para reorganizar a rede, priorizando o respeito ao profissional da educação, quanto ao atendimento ou o remanejamento do professor. Ou seja, aquele que só pode ensinar a noite será relocado em escola à noite e sem nenhum sacrifício.
3. MOBILIÁRIO:
Estão trabalhando ininterruptamente para suprir as escolas de mobiliário, inclusive com empréstimos da UNEB. Já abriu processo licitatório.
4. SMED CONTINUA FAZENDO A PROGRAMAÇÃO DA CARGA HORÁRIA, INCLUSIVE O NOTURNO (SEJA) – ESTÁ FAZENDO A REPROGRAMAÇÃO NÃO FECHANDO TURMA.
5. SOBRE O ALFA E BETO – O NOVO SISTEMA PEDAGÓGICO VOLTADO À ESTRUTURAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL, COM FOCO ESPECIAL NA ALFABETIZAÇÃO E REALFABETIZAÇÃO.
(Prefeito leu o poema Fernanda e as bonecas)
O Prefeito concorda em discutir o projeto com o Sindicato e se for COMPROVADO QUE O MESMO TEM CONTEÚDO RACISTA, NÃO SERÁ APLICADO, SERÁ RETIRADO. Por isso, haverá uma reunião entre a APLB, SMED e João Batista Oliveira, quinta- feira, para ele expor o projeto. Além disso, haverá uma reunião com o presidente da comissão de educação da Câmara Municipal, Silvio Humberto, e intelectuais negros para analisar o conteúdo do projeto e, em seguida, encaminhar ao Prefeito e Secretário.
6. PLANO DE SAÚDE:
Já determinou ao Secretário de Gestão para trabalhar uma proposta. Esse estudo se ampara em três pilares: financeiro, operacional e legal. Pede ao Secretário para marcar uma reunião com os Secretários de Gestão, da Educação e a APLB para tratar do Plano de Saúde;
7. PLANO DE CARREIRA:
Ficou definido que quando a Comissão concluir os trabalhos haverá uma reunião com o Secretário de Gestão e, logo depois, com o Prefeito para discutir especificamente o Plano. (Teremos reunião no dia 25 da Comissão que vem discutindo o Plano).
8. PAGAMENTO DOS SALÁRIOS:
Está mantido o acordo. Não vê razão nenhuma em não cumpri-lo;
9. ELEIÇÃO DE GESTORES:
Também concorda e ficou definida a constituição da CEC para gerir o processo;
10. LICENÇA PRÊMIO PARA QUE PROGRAMOU NO ANO DE 2013:
Não haverá nenhum impedimento, nenhuma restrição.
11. LICENÇA PARA O APRIMORAMENTO PROFISSIONAL
Mesma situação. Não haverá restrição
12. MUDANÇA DE NÍVEL:
Ontem mesmo assinei vários processos de mudança de nível datados de janeiro 2013, todos deferidos, para serem encaminhados ao secretário para publicação.
Diretora Elza Melo