Resultado da reunião entre a APLB-SINDICATO, UNIMED e a comissão de usuários

plano-de-saude

Representantes da APLB-Sindicato, Fetrab, diretoria da Unimed e Comissão de Usuários do Plano de Saúde estiveram reunidos na quinta-feira, 28 de fevereiro. O objetivo foi discutir e deliberar sobre a seguinte pauta do dia: explicação sobre o comunicado aos usuários de planos de Saúde Unimed Salvador; transferência da Carteira de Clientes da Operadora Unimed; portabilidade; o que ocorresse.
No encontro, Marcos Vinícius, diretor da Unimed, comunicou que a Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS) deliberou pela transferência da carteira de clientes da operadora Unimed Salvador para outra operadora, em função das dificuldades econômicas e financeiras que a cooperativa vem enfrentando nos últimos anos.
Ele explicou também que a normativa da ANS, sobre a alienação compulsória da operadora foi publicada no dia 19 de outubro de 2012, e que em janeiro foi publicada oferta pública por um prazo de 10 dias, porém não houve manifestação de outras operadoras demonstrando interesse.
Neste momento espera-se a resolução da ANS para publicar o edital de portabilidade definindo sobre o tipo de portabilidade cabível para que os usuários do plano de saúde Unimed Salvador, possam procurar outras operadoras para solicitarem cobertura nos atendimentos.
Dulce Barreto, também diretora da Unimed informou que atualmente a Unimed Salvador possui 257 usuários da APLB-Sindicato cadastrados na operadora e que é importante que os usuários paguem os boletos no vencimento, pois o adimplemento nas mensalidades é um dos critérios para que o usuário possa aderir à portabilidade.
 Após responder as demais dúvidas levantadas no momento foi sugerido que a Comissão de Usuários do plano de Saúde Unimed, juntamente com os diretores da APLB-Sindicato, em assembleia, deliberem sobre carta que deverá ser encaminhada à Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS).
Participou da reunião, José Lucas Sobrinho (APLB – Jurídico); Marcelo Araújo (APLB-Social); Marinalva Nunes, Orlando da Cruz, Raimundo dos Santos Alves e Maria Antonieta Souza integrantes da Comissão de Usuários do Plano de Saúde, além de Dulce Barreto e Marcos Vinícius, diretores da Unimed Salvador.