RESERVA DA JORNADA QUASE UNIVERSALIZADA

Com a suspensão da greve a direção da APLB permaneceu vigilante para que a SMED completasse o quadro de professores nas escolas e, assim, a universalização da reserva da jornada de trabalho se torne realidade. Não estamos dando trégua! Sucessivas reuniões vêm ocorrendo e o quadro da reserva vem sendo atualizado a cada dia. Para tanto, além das reuniões com o Secretario da Educação, a APLB reuniu-se com a Gestão de Pessoas da SMED para acompanhar a atualização do mapa da reserva de forma detalhada (por GRE, por escola, por disciplina).

O quadro abaixo representa o quantitativo de horas/professores por GRE para universalizar a reserva:

[gview file=”https://aplbsindicato.org.br/wp-content/uploads/2016/04/GRE.pdf”]

Estamos cobrando atualização sistematicamente e informaremos a medida que obtivermos reposta.

QUANTO À RESERVA DO PROFESSOR QUE AINDA NÃO ESTÁ GOZANDO DESSE DIREITO:

A APLB-Sindicato discutiu as estratégias as quais as escolas devem adotar:

1. O gestor deverá organizar a grade de P2 para atender provisoriamente a reserva do professor em local de livre escolha, ou seja, para cada P2 Reda será possível a liberação de pelo menos um professor por dia, logo, até cinco professores por semana poderão obter a reserva;

2. Haverá casos em que dois professores poderão construir uma grade de horários, na qual haja permuta de horários de modo a garantir a reserva externa de cada um.

EJA

A APLB vem cobrando a ampliação do número de turmas que tem apresentado demanda por matrícula. Para tanto, a parceria com o Fórum de Gestores tem sido fundamental. Partimos de um quadro inicial de 12 mil matrículas para aproximadamente 18 mil matrículas, segundo dados da SMED. Vamos continuar nesse esforço conjunto para garantir o acesso, permanência e sucesso dos alunos da EJA. Vale salientar a retomada das atividades da Comissão Permanente da EJA, que já tem cronograma de reuniões.

RESERVA DO REDA

A APLB entende que as atividades do professor são divididas em dois grupos: atividade de interação com o educando e atividade extraclasse. Portanto, a reserva de 1/3 da jornada de trabalho para atividades extraclasse constitui-se em atribuição do cargo, por fazer parte do seu conjunto de tarefas. Todo professor, em efetiva regência de classe, tem o dever de elaborar planejamentos, atividade e avaliações, assim como, preencher relatórios e remeter-se a coordenação pedagógica da Unidade Escolar.

Em vista disso a APLB apresentará representação junto a Procuradoria Geral do Município para que esta emita parecer no sentido de garantir o cumprimento das atividades extraclasse para todos os professores, inclusive, considerando o que dispõe o Plano de Carreira e Remuneração dos Servidores de Educação do Município de Salvador sobre a Jornada de Trabalho. Deste modo, buscamos garantir a igualdade de atribuições e tarefas para o professor seja do quadro efetivo ou do quadro REDA.