REPRESENTANTES DE ESCOLA AVALIAM NEGOCIAÇÃO COM O PREFEITO DE SALVADOR

APLB 4_ed

Crédito das Fotos: Walmir Cirne e Getúlio Lefundes

Nesta 2ª feira aconteceu a reunião com o prefeito ACM Neto e a direção da APLB-Sindicato. Estavam presentes também o Secretario da Educação Jorge Khoury, O secretário de Gestão Alexandre Pauperio, a subsecretariada educação Tereza Pontual e o chefe de gabinete Eliezer Cruz.

Com a exoneração de Bacelar e a posse do atual secretário, as negociações foram interrompidas. Mas, a APLB-Sindicato não sossegou: aproveitando a posse do novo secretario, solicitou ao prefeito uma audiência para dar celeridade às negociações.

Na audiência, o prefeito que já era conhecedor da posição da categoria apresentou um histórico do panorama financeiro da prefeitura, cujo déficit na educação está orçado em 156 milhões, mesmo que não fosse concedido nenhum reajuste salarial.

Em face disso, informou que será impossível atender ao pleito apresentado pela APLB-Sindicato, cujos cálculos já feitos, teria um aumento em mais R$ 4.894.923,90, uma vez que o reajuste não se limita apenas aos profissionais do magistério em atividade, mas também, aos aposentados.

Outro ponto discordante foi em relação a mudança de referência para o mês de janeiro. O prefeito informou que não havia autorizado e, portanto, estava descartada essa possibilidade. Diante da firmeza da direção da APLB, o prefeito reconsiderou mantendo a mudança de referência para janeiro/2014

Quanto ao reajuste, a direção da APLB-Sindicato insistia na manutenção da proposta, entretanto eles reafirmaram a impossibilidade financeira de atender ao pleito. A negociação foi finalizada com o prefeito apresentando duas propostas.

Representantes – A direção da APLB convocou uma reunião de representantes de escola, que aconteceu na manhã desta terça-feira,6, para apreciar as duas propostas. Os representantes levaram a discussão para as suas unidades escolares e, na 5ª feira, haverá nova reunião para discutir a proposta que será levada para a assembleia, que está marcada para as 9h30 desse mesmo dia.

Vejam as propostas:

PROPOSTA N° 1

• 2% em maio +

• 5,97 % em novembro +

• Concessão de abono no final do ano utilizando integralmente todo o montante que não for gasto dos 25% da educação;

• Avanço na referência (2,5%) para janeiro

OBS. 1. O compromisso é a APLB acompanhar os dados do que sobrou para a adoção do abono;

2. O prefeito se compromete a encaminhar projeto de Lei à Câmara de vereadores propondo o abono;

PROPOSTA 2

• 2% em maio +

• 2,5% em outubro +

• 3,47% em novembro +