Rede Municipal de Salvador – veja as novidades sobre o Plano de Saúde e outros assuntos

Rede Municipal de Salvador – veja as novidades sobre o Plano de Saúde e outros assuntos

Fotos: Manoel Porto

 

Companheiras e companheiros,

 

As informações sobre o resultado da assembleia e os encaminhamentos do movimento são imediatamente postados no nosso site para conhecimento de todos. É sucinto porque é no boletim que detalhamos mais sobre a nossa mobilização, a nossa luta deste início desse ano por melhores condições de trabalho. É verdade que essa situação não é nova: no ano passado – quem se lembra? – iniciamos também com muita pressão contra o Executivo Municipal. Não é nova também porque nunca deixamos de constar na nossa pauta e discutir nas mesas de negociação as condições de trabalho. A realização do concurso público para professores e coordenadores pedagógicos antes de qualquer concurso para outras áreas foi exatamente para atender a nossa reivindicação.

Não foi falta de aviso por parte da APLB sobre o ano letivo 2011, mas a administração municipal, irresponsavelmente, deixou que a situação chegasse ao caos que se instalou em toda a rede com a ausência de pessoal de apoio, segurança, vigia, além de escolas sem condições de funcionamento por outras razões. A comunidade escolar, a sociedade soteropolitana tem conhecimento dos problemas que atravessam a educação municipal porque a direção da APLB-Sindicato não deixou por menos: promoveu diversas ações e fez denúncias sistemáticas através da grande mídia, mesmo durante as férias da categoria. Como resultado da inoperância do executivo municipal foi a deflagração de uma paralisação logo na primeira semana de aulas.

Tudo isso permitiu que a SECULT assinasse acordo com a APLB se comprometendo em agilizar o pagamento dos salários atrasados dos trabalhadores terceirizados, alem de manter em dia durante todo o ano e providenciar contratação de porteiros e vigias, dentre outras questões.

Pois é, o ano letivo não iniciou como previa o calendário letivo aprovado pela categoria e a responsabilidade foi inteiramente do executivo municipal. Assim, a APLB–SINDICATO tratou na mesa de negociação com o secretário da educação sobre a reposição das aulas. Foi acordado que a categoria não pagará esses dias. Afinal, os profissionais da educação estavam prontos para voltarem às escolas, entretanto as condições não lhes foram dadas por parte do executivo municipal.

 

A categoria está em alerta!

O calendário de atividades aprovado na assembléia será cumprido!

A campanha salarial vem aí!

 

E A APLB? CONTINUARÁ SENDO A ENTIDADE FORTE, COMBATIVA, QUE SEMPRE CONDUZIU E CONDUZIRÁ A LUTA EM DEFESA DA EDUCAÇÃO E DOS DIREITOS DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO.

A LUTA CONTINUA!!!

 

Professora Elza Melo

Diretora da APLB-Sindicato

 

SOBRE O PLANO DE SAÚDE – 22 DE FEVEREIRO DE 2011

A direção da APLB-Sindicato, conforme havia informado, esteve presente pontualmente às 14 horas da terça-feira, 22 de fevereiro, na SEPLAG, juntamente com companheiros da base, para acompanhar a abertura das propostas de operadoras de planos de saúde já interessadas e as que porventura se credenciaram durante o novo prazo prorrogado pela Prefeitura Municipal de Salvador. Recebidos pelo Presidente da COMPEL, o Sr. Antonio Palma Simas e Playliane, também membro daquela Comissão, foram informados sobre a suspensão do processo por determinação do Ministério Público, através da Promotora Rita Tourinho, Coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa – GEPAM. Informaram que esse ato do MP os impede de dar prosseguimento à abertura dos envelopes e que cabe ao Secretário do Planejamento apresentar as respostas à promotora e, por isso, publicou a suspensão no DOM desse mesmo dia, na pág. 09 (ver na íntegra abaixo). Para tanto, o Secretário deverá convocar a Comissão que trabalhou a proposta.

Tomados de surpresa e ao mesmo tempo indignados, os diretores da APLB –Sindicato – e nenhum outro sindicato presente – exigiram mais detalhes sobre o que ocorreu e, imediatamente, dirigiram-se ao gabinete do Secretário do Planejamento solicitando uma audiência para tratar do assunto. A audiência já foi formalizada para marcação nos próximos dias.

A APLB-Sindicato, carro-chefe desse processo não descansará e continuará envidando todos os esforços para que se concretize o plano de saúde. Por isso:

1.   PERMANECERÁ COM A FORÇA TAREFA PARA A IMEDIATA RETOMADA DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DO PLANO DE SAÚDE;

2.   BUSCARÁ O ENVOLVIMENTO MAIOR DOS DEMAIS SINDICATOS DOS SERVIDORES;

3.   VAI COBRAR DO MINISTÉRIO PÚBLICO RESPOSTAS, INCLUSIVE PORQUE AS REPRESENTAÇÕES JÁ ENCAMINHADAS TRATA DO PLANO DE SAÚDE;

4.   MANTERÁ A CATEGORIA SEMPRE INFORMADA A CADA PASSO DADO;

5.   COMO SEMPRE FAZ, CONVOCARÁ TODOS PARA AS ATIVIDADES QUE O SINDICATO DESENVOLVERÁ;

 

AVISO DE SUSPENSÃO PUBLICADO NO DOM DO DIA 22/02, PÁG. 09/02

A COMPEL comunica por conveniência da administração pública municipal a suspensão sine die do chamamento público nº 003/2010 processo SEPLAG nº 2694/2010, cujo objeto é o credenciamento de operadora de plano privado de assistência à saúde para prestação de serviço e assistência médico-hospitalar, ambulatorial, laboratorial e de diagnóstico ou imagem no âmbito do município do Salvador, com abrangência em todo o território nacional, através de rede própria ou credenciada sem carência ou preexistência para os servidores públicos ativos e inativos da administração direta e indireta do município do Salvador e seus dependentes, inscritos voluntariamente no Plano de Saúde. Informa ainda que a nova data será divulgada “a posterior” através do Diário Oficial do Município”, jornal de grande circulação e no Portal de Compras WWW.compras.salvador.ba.gov.br. Salvador, 21 de fevereiro de 2011. Antonio Palma Simas – presidente

 

EDITAL PUBLICADO NO DIA 03/02 E INFORMADO NA ASSEMBLÉIA DO DIA 08/02

A Prefeitura de Salvador prorrogou o prazo do credenciamento de operadoras de planos de saúde, com a finalidade de oferecer serviços de assistência médico-hospitalar, ambulatorial, laboratorial e de diagnóstico por imagem aos servidores municipais. O aviso da prorrogação foi publicado hoje (dia 3) no Diário Oficial do Município, fixando o novo período de credenciamento de 7 a 21 de fevereiro.

As operadoras interessadas devem entregar o envelope com a proposta comercial e documentação na Comissão Central Permanente de Licitação (COMPEL) da Secretaria Municipal de Planejamento, Tecnologia e Gestão (SEPLAG). O atendimento é realizado das 8h30 às 11h30, e das 14h às 17h30. Serão credenciados todos os interessados que atendam às exigências do edital do chamamento público, que está disponível no Portal Compras Salvador (www.compras.salvador.ba.gov.br). A abertura das propostas está prevista para o próximo dia 22, às 14h30, na SEPLAG (Vale dos Barris, 125, Barris).

De acordo com o edital, empresa deve oferecer assistência à saúde com abrangência nacional, através de rede própria ou credenciada, sem carência ou preexistência, para os servidores ativos e inativos da administração municipal direta e indireta, assim como os seus dependentes.

 

 

Notícias anteriores

 

A assembleia decidiu suspender a paralisação, mas mantendo a mobilização.

 

A APLB-Sindicato e os trabalhadores em educação estão atentos ao cumprimento das promessas feitas pela Prefeitura, que garantiu colocar em todas as 418 escolas porteiros, vigilantes, merendeiras e pessoal de apoio para que as unidades funcionem bem.

 

A assembleia realizada na manhã de segunda-feira, 21, no ginásio de esportes do Sindicato dos Bancários, aprovou um calendário de atividades nas escolas e no sindicato.

 

 

A categoria decidiu que a APLB-Sindicato estaria presente na solenidade de abertura dos envelopes (em 22/02) que contêm os nomes das empresas candidatas do Plano de Saúde do funcionalismo municipal.

 

E que a comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8 de março) será, na realidade, durante todo o mês de março. A propósito, a APLB-Sindicato lança a Revista da Mulher.

 

Decidiu-se também pela criação de uma comissão de monitoramento das promessas feitas pela Secult. A comissão é integrada por representantes da APLB-Sindicato, do Ministério Público, do Fórum de Gestores, das Centrais Sindicais e do Conselho de Educação.

 

O calendário de atividades inclui também:

 

Reunião de representantes de escolas – 16 de março, às 9 horas, no auditório da APLB-Sindicato.

 

Audiência com o secretário municipal de Educação – 17 de março

 

Audiência Pública no Ministério Público, às 14 horas. Assunto: Irregularidades na licitação de compra de livros pela Secult.

 

Realização de seminário sobre a promoção automática nas três primeiras séries do ensino fundamental.

 

Lembrando que na sexta-feira, 25, o Conselho Municipal de Educação estará discutindo em sessão plenária o documento enviado pela APLB-Sindicato sobre os problemas que atingem a educação municipal de Salvador.

 

Notícias anteriores

Na terça-feira (15 de fevereiro) a categoria, mais uma vez, demonstrou a sua força. Logo após a assembleia realizada no ginásio de esportes do Sindicato dos Bancários, todos saíram em passeata até a Estação da Lapa, onde foram feitas denúncias e esclarecimentos à população sobre a situação das escolas municipais de Salvador, que estão, em sua maioria, sucateadas.

 

A assembleia definiu que a categoria paralisa as aulas até sexta-feira, 18, período que o secretário da Educação tem para demonstrar que as 418 escolas terão vigilantes, porteiros e pessoal de apoio e a estrutura necessária para o seu funcionamento pleno.

 

Veja a programação definida pela assembleia:

 

– Na quarta-feira, 16 de fevereiro, encontro nas CRs. Dirigentes da APLB-Sindicato e professores visitam as escolas a fim de conferir o grau de problemas nas unidades.

 

– Quinta-feira, 17, tem reuniões de representantes de escolas, às 14 horas, e dos gestores escolares, no auditório da APLB-Sindicato.

 

– Assembleia na segunda-feira, 21, no ginásio de esportes do Sindicato dos Bancários, às 9 horas

Clique e veja aqui as informações sobre a entrevista da promotora Rita Tourinho, do Ministério Público, sobre a irregualaridade na compra de livros pela Secult

Veja também que desde janeiro a APLB-Sindicato buscou na Procuradoria da República, no Ministério da Educação e no Ministério Público apoio para sanar os problemas que impedem a realização das aulas na Rede Municipal de Salvador

Veja ainda a galeria de fotos

 

Notícias anteriores

 

Nesta terça-feira, 15 de fevereiro, assembleia da Rede Municipal, às 9 horas, no ginásio de esports do Sindicato dos Bancários.

Nesta segunda-feira, houve o encontro entre alunos, professores e os outros profissionais da educação.

Notícias anteriores

A professora Elza Melo informa que a carta aos alunos, produzida pela APLB-Sindicato foi entregue na sexta-feira, 11, nas escolas. O documento serve de base para as discussões de segunda-feira, entre professores, gestores, coordenadores com alunos e pais de alunos.

Estamos todos atentos para a garantia dada pelo Poder Executivo de que colocaria seguranças e pessoal de apoio e manutenção nas escolas.

Na terça-feira, 15 de fevereiro, às 9 horas, tem assembleia no ginásio de esportes do Sindicato dos Bancários.

Notícias anteriores

 

Vamos participar do debate sobre os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs)!

 

A ouvidoria geral da Câmara Municipal de Salvador realiza nesta sexta-feira, dia 11, às 9h, uma audiência pública, no auditório do Cetro Cultural, para discutir as condições e os funcionamentos dos Centros Municipais de Educação Infantil.

 

Presidente da Comissão de Educação e Ouvidora da Casa legislativa, a vereadora Olívia Santana propôs a atividade por entender que se aproxima o início do ano letivo e a rede municipal de ensino ainda não tem condições plenas de atender a demanda da população.

 

Além de Olívia Santana, a audiência conta com a presença de diretores de escolas, representantes dos sindicatos dos professores e da Prefeitura Municipal de Salvador.

 

Notícias anteriores

 

Depois do sucesso da Jornada Pedagógica de terça-feira, quando a categoria deu mais uma prova de força e união, a programação da Rede Municipal de Salvador prosseguiu nesta quinta-feira, 10 de fevereiro, às 9 horas, quando os professores de Artes estiveram na APLB-Sindicato, para uma reunião. À tarde, às 15 horas, houve reunião dos representantes de escolas, também no auditório do sindicato.

 

Na terça-feira, 8, gestores, coordenadores pedagógicos e professores fizeram a jornada pedagógica e debateram os problemas da categoria na Secult. Um grande número de profissionais da educação esteve presente ao prédio da Secretaria, no Engenho Velho de Brotas, atendendo ao chamado da APLB-Sindicato e das deliberações em assembleia. Foi mais uma prova de que, unida, a categoria realiza grandes eventos. A professora Marilene Betros, diretora da APLB, chama a atenção programação desta quinta, 10, para a audiência pública sobre os CMEI”s na sexta-feira, 11, no Centro Cultural da Câmara Municipal e os eventos de de segunda e terça-feira (14 e 15 de fevereiro).

 

 

Notícias anteriores

 

Lotação esgotada. Assim ficou o ginásio de esportes do Sindicato dos Bancários na manhã desta segunda-feira, 7 de fevereiro, durante a assembleia da Rede Municipal de Ensino Público de Salvador. Cerca de mil pessoas compareceram e participaram ativamente das discussões e deliberações.

 

Definiu-se que:

 

– todos devem ir para as suas escolas, onde farão amplo relatório, verdadeiramente um dossiê. O formulário devidamente preenchido deve ser entregue na APLB-Sindicato até quinta-feira, 10 de fevereiro. O formulário está mais abaixo, no final da mensagem. Você pode mandar por e-mail, fax ou levar na sede da APLB-Sindicato.

 

Anote os sites da entidade: imprensa@aplbsindicato.org.br e aplbsind@gmail.com

 

Anote o número do fax: 4009-8386

 

– a Jornada Pedagógica, nesta terça-feira, 8 de fevereiro, será na SECULT, a partir de 9 horas. Deverão comparecer professores, coordenadores pedagógicos e gestores. Todos devem levar seu material para fazer o trabalho na própria Secretaria.

 

a assembleia decidiu também fazer uma moção de solidariedade a toda a categoria contra a atitude mal educada e sexista do vereador Adriano Meireles, que xingou e demonstrou sua falta de educação e orientação na condição de um legislador na manifestação de 1° de fevereiro. Adriano Meireles ofendeu as professoras com palavras de baixo, demonstrou destempero e total falta de preparo para o exercício do mandato de vereador ou qualquer mandato público.

 

– quinta-feira, 10, haverá reunião de representantes de escolas no auditório da APLB-Sindicato, às 15 horas.

 

– segunda-feira, 14, início do ano letivo, todos devem fazer reuniões com os pais de alunos para esclarecer a situação das escolas e da educação municipal de Salvador com um todo.

 

– terça-feira, 15 de fevereiro, às 9 horas, assembleia geral no ginásio de esportes do Sindicato dos Bancários.

 

F O R M U L Á R I O

 

APLB-SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA

 

MOVIMENTO EM  DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA

 

DIAGNÓSTICO DAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE SALVADOR

 


NOME DA ESCOLA: __________________________________________________________________


ENDEREÇO:____________________________________________________

 

CEP:____________________TELEFONE______________E-mail__________

1. TIPO DA ESCOLA:


PRÉDIO PRÓPRIO    (     )     MUNICIPALIZADA    (     )  CONVENIADA (     )

PORTE DA ESCOLA:


PEQUENO (     ) MÉDIO    (     )      GRANDE    (     )        ESPECIAL    (     )

2. CURSOS MINISTRADOS:

CMEI   (          )

 

ENSINO FUNDAMENTAL  – 1º AO 5º ANO (      )

 

                                                    6º AO 9º ANO (      )

 

                                                    SEJA    (     )

 

                                                     PROJOVEM  (       )

                                                    

                                          


3. . TURNOS DE FUNCIONAMENTO DA ESCOLA:

 

  MANHà (     )    TARDE   (     )     NOITE  (     )


4. QUANTIDADE DE SALAS NA UNIDADE ESCOLAR: ___________________________________ 

 

5. Nº DE TURMAS  —————————————————

6.  NÚMERO  DE ALUNOS:__________________________________________

7. NÚMERO DE ALUNOS POR TURMA:_____________________________________

 

 


8. ESTADO FÍSICO DA ESCOLA E DO MOBILIÁRIO. RELATE:

CARTEIRAS:________________________________________________________

LOUSA:_____________________________________________________________ 


REDE ELÉTRICA: ____________________________________________________

REDE HIDRÁULICA:_________________________________________________

SANITÁRIOS:_______________________________________________________

 

JANELAS:_________________________________________________________

 

 PORTAS:__________________________________________________________

 

 PISOS:____________________________________________________________

ÁREA PARA RECREAÇÃO:__________________________________________


SALA DE PROFESSORES:____________________________________________


SALA DE LEITURA:_________________________________________________

 

  LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA:________________________________


AUDITÓRIO:_____________________________________________________

Nº. DE  COMPUTADORES    (      )

INTERNET      SIM  (     )      NÂO  (     )

BEBEDOUROS          QUANTOS?  (     )

 

  BIBLIOTECA        SIM (     )    NÃO  (     ) 


REFEITÓRIO         SIM (     )    NÃO  (     )      

 


TV E VÍDEO            SIM (     )   NÃO  (     )       QUANTOS  (      )


SE FOR AFIRMATIVO,  ESTÁ FUNCIONANDO BEM?    SIM  (    )     NÃO  (     )


9. MERENDA ESCOLAR:

QUANTIDADE:  Boa (        )  Ruim (        ) Péssima (       )

 

QUALIDADE:   Boa (        )  Ruim (        ) Péssima (       )

 

OS PRODUTOS CHEGAM  REGULARMENTE ?       SIM   (  )    NÃO (  )


A ESCOLA SEGUE O CARDÁPIO PRÉ-ESTABELECIDO  S
IM (       ) NÃO  (       )

A ESCOLA FOI REFORMADA?          SIM  (     )          NÃO   (      )   

 

 SE FOI REFORMADA,QUANDO OCORREU?_______________

PRECISA DE REFORMA?        SIM  (    )             NÃO        (    )

10 . TRANSPORTE:


PERTO DA UNIDADE ESCOLAR?                   SIM  (     )   NÃO  (     )


SENDO O PONTO DE ÔNIBUS LONGE DAS ESCOLAS, QUAL É A DISTÂNCIA?
_________________________________________________________________________

À NOITE, QUAL É O ÚLTIMO HORÁRIO DO ÔNIBUS?_________________________

RELATE COMO É O ACESSO À ESCOLA QUANDO CHOVE _________________________________________________________________________

11. QUADRO ADMINISTRATIVO, TÉCNICO E DE PESSOAL:

 

 PESSOAL DE LIMPEZA HIGIENE E MANUTENÇÃO DO QUADRO EFETIVO DA

PREFEITURA:    Sim  (       )   Não   Quantos   (    )  

 

TERCEIRIZADOS?  SIM (    )  NÃO (    )  QUANTOS _________________


MERENDEIRA DO QUADRO EFETIVO: SIM (  )   NÃO (    )   QUANTOS?________ 


TERCEIRIZADOS?  SIM (    )  NÃO (    ) QUANTOS ______________________

 

 SEGURANÇA  DO QUADRO EFETIVO : SIM (   )   NÃO (    )   QUANTOS?________ 

 

TERCEIRIZADOS?  SIM (    )  NÃO (    ) QUANTOS ________________________


VIGILANTE  DO QUADRO EFETIVO : SIM (   )   NÃO (    )   QUANTOS?________ 

 

 TERCEIRIZADOS?  SIM (   )  NÃO (    ) QUANTOS__________________________


SECRETÁRIO ESCOLAR:  SIM (  )   NÃO (    )   QUANTOS?________ 

 

 É PROFESSOR?  (       )      AUXILIAR ADMINISTRATIVO      (      )

 

OUTROS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO QUE ATUAM NA SECRETARIA DA

UNIDADE ESCOLAR. (Especificar a função e se é do quadro de carreira ou terceirizado)

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


12 – NÚMERO DE PROFESSORES __________________________________________

HÁ CARÊNCIA (professores que estão de licença)?  (      )         HÁ VAGAS?     (       )


QUAIS AS DISCIPLINAS QUE NÃO TÊM

 

PROFESSOR?_______________________________________________________________

 

13 – NÚMERO DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS _____________


14  – . SEGURANÇA:

 

           GUARDA MUNICIPAL (          )

 

            TERCEIRIZADOS  (            )

 

            DA COMUNIDADE    (       )

 

OBSERVAÇÃO_______________________________________________________________

            


HÁ POSTO POLICIAL PRÓXIMO À ESCOLA?     SIM (   )                  NÂO (   )


HÀ CONSTANTES INVASÕES DE TERCEIROS NO INTERIOR DA  ESCOLA?

 

 

15. PARTICIPAÇÃO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO  NO MOVIMENTO

PARTICIPAM DE TODAS AS ASSEMBLÉIAS? _______________________


CHEGA MATERIAL DA APLB NA UNIDADE ESCOLAR?______________


TODOS SÃO SINDICALIZADOS?__________________________________


TEM REPRESENTANTE DE ESCOLA? ______________________________

 

O REPRESENTANTE DE SUA  ESCOLA FAZ REUNIÃO PARA TRATAR DA NOSSA

LUTA E  DISCUTE AS PROPOSTAS PARA SER LEVADA  PARA A APLB?

_____________________________________________________________________________

 

16 . GESTÃO DEMOCRÁTICA:

      

  GESTORES  ELEITOS: SIM   (        )

 

   PRÓ – TEMPORE:          SIM   (       )

 

   Nº. DE VICE-DIRETORES (     )

 

   CONSELHO ESCOLAR

 

    FUNCIONA?    SIM    (        )          NÃO     (         )

 

 

  PERIODICIDADE DAS REUNIÕES  ___________________________________________

 

REALIZA REUNIÕES PERIÓDICAS COM OS PAIS?  SIM (         )       NÃO   (          )

 

TEM GRÊMIO CONTIUIDO?   SIM   (         )              NÃO    (         )

 

  OS GESTORES REUNEM REGURALMENTE OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO?

 

 

AS DECISÕES SÃO TOMADAS COLETIVAMENTE e democraticamente?  SIM    (      )    NÃO   (         )

 

 OBSERVAÇÃO: __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________     

17. ACRESCENTEM OUTRAS INFORMAÇÕES QUE JULGAREM NECESSÁRIAS
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________

 

DATA:________/________/________

 

 

 

 

ATENÇÃO:

 

1.      ESSE QUESTIONÁRIO DEVE SER ENTREGUE ATÉ 5ª FEIRA, 10 DE FEVEREIRO 2011, NA APLB-SINDICATO  VIA E-MAIL, FAX OU NA SEDE DA ENTIDADE

 

2.      TIRAR FOTOGRAFIA DAS ESCOLAS PARA ENCAMINHAR JUNTO COM ESSE QUESTIONÁRIO

Você pode gostar de ler também: