Rede Municipal de Salvador – repressão policial não impede manifestação

Fotos: Valdemiro Lopes

Depois da repressão policial na Câmara Municipal, no dia 1° de fevereiro, data de abertura dos trabalhos legislativos, os trabalhadores em educação da Rede Municipal de Salvador fazem assembleia nesta segudna-feira, 7 de fevereiro, às 9 horas, no ginásio de esportes do Sindicato dos Bancários, na Ladeira dos Aflitos. É hora de intensificação da luta. O prefeito, vaiado e amedrontado na Câmara de Vereadores, sabe da força do movimento.

Por uma educação pública, gratuita, de qualidade e de salários dignos e condições de trabalho decentes.

Notícias anteriores:

Apesar da repressão policial, os trabalhadores em educação liderados pela APLB-Sindicato não se intimidaram e foram à Câmara Municipal, nesta terça-feira, 1º de fevereiro. Foi distribuído um manifesto à população, contendo os problemas que afligem a educação no município de Salvador. Depois, dirigentes da APLB-Sindicato e integrantes da base da categoria entraram na Câmara Municipal, furando a barreira formada pela Polícia Militar e a Guarda Municipal. A categoria contou com o apoio das vereadoras Aladilce Souza e Olívia Santana, e outros vereadores da oposição, que acolheram os educadores no Plenário Cosme de Farias, onde o prefeito João Henrique – que, com medo da população, chegou à Câmara às 11 horas da manhã e ficou escondido no gabinete presidencial – fez a leitura da mensagem oficial no retorno dos trabalhos legislativos. O prefeito foi vaiado, ouviu de professores e outros trabalhadores em educação, de vigilantes e outros servidores do município as verdades que ele faz de conta que não existe.

No dia 7 de fevereiro, às 9 horas, no ginásio de esportes do Sindicato dos Bancários, na Ladeira dos Aflitos, a categoria faz assembleia geral.

Confira na galeria de fotos mais flagrantes da manifestação da APLB-Sindicato.

Veja parte da repercussão na imprensa:

APLB ACIONARÁ EDIL QUE TERIA XINGADO EDUCADORAS

ELZA MELO NEGA ‘PROTESTO TRAVESTIDO’ E CRITICA JH

VEREADORES AGREDIDOS PELA GUARDA MUNICIPAL

PREFEITO DEIXOU CâMARA PELA PORTA LATERAL

CLAQUE DE JH ENTROU; MANIFESTANTES NãO

MANIFESTANTES AGUARDAM JH NA SAíDA DA CâMARA

Protesto marca retorno legislativo na Câmara de Salvador

Notícias anteriores

Depois de entregar uma carta ao prefeito João Henrique elencando os principais problemas da Rede Municipal de Salvador, professores e outros trabalhadores em educação vão à Câmara de Vereadores, nesta terça-feira, 1° de fevereiro, às 15 horas. Esta terça é o dia em que os vereadores retornam aos trabalhos legislativos e é a data em que o prefeito comparece à Câmara para fazer um balanço do seu mandato e o que pretende fazer neste ano.

Professores e outros trabalhadores em educação farão uma manifestação e vão cobrar soluções para o funcionamento normal das aulas.

Notícias anteriores

MAIS UMA AÇÃO DA APLB-SINDICATO PARA FAZER VALER OS NOSSOS DIREITOS

Na manhã desta terça-feira, dia 25/01, a APLB-Sindicato esteve reunida na Casa Civil com o secretário da Educação, a chefe da Casa Civil, Lisiane Guimarães, e a procuradora, Luciana Hart, além da assessora especial Oneilda Lobo, todos representando o prefeito João Henrique, que não se encontrava na Casa. A entrega da Carta dirigida ao prefeito foi feita pela diretora da APLB Elza Melo que estava acompanhada da representante do fórum de gestores, professora Jacilene Santos, um representante de escola, professor Paulo César Souza e Luciene, que atua no CMEI Eloina Barradas, representando os trabalhadores terceirizados.

A APLB conseguiu realizar uma boa atividade, pois além da cobertura da imprensa, estiveram presentes um grande número de gestores escolares, professores, trabalhadores terceirizados e vigilantes.

A audiência que durou cerca de duas horas deu espaço para que a APLB fizesse a exposição do conteúdo da Carta ao Prefeito relatando a situação em que se encontra a educação municipal, do receio dos profissionais da educação quanto à inviabilização do início do ano letivo e a jornada pedagógica, em função da falta de segurança,   pessoal de apoio administrativo, merendeira, professores, coordenadores pedagógicos; a Carta trata também do pagamento dos salários que devem ser  efetivados até o dia 30, assim como do estabelecimento de uma tabela com datas fixas de pagamento; consta também a imediata regularização do pagamento dos salários dos terceirizados, ao tempo em que exige a convocação de concurso público, em substituição a terceirização. Ressalta também sobre a agilização do processo de instituição do plano de saúde, da abertura de vagas para o quadro do magistério e do reajuste da gratificação dos gestores e secretários escolares.

O secretário da Educação garantiu que “até o dia 10 o salário de todos os terceirizados estará em dia e, a partir daí, não atrasará mais” e que “não haverá atraso de do pagamento dos salários dos servidores”.

Na reunião houve momentos de acirramento entre as partes, mas foi encerrada com os representantes do Executivo pedindo prazo para se reunirem com o prefeito, secretários da Fazenda e Planejamento para que as respostas sejam apresentadas numa nova reunião com a APLB-Sindicato até o dia 4 de fevereiro.  Mas, deixamos claro que os salários não esperariam até essa data para serem pagos, quando Secretário da Educação dará o retorno sobre isso.

Foi passado pela comissão o resultado da reunião para todos que aguardavam na porta da Prefeitura e entrevistas à imprensa foram concedidas. Em seguida, a APLB dirigiu-se à Câmara de Vereadores e entregou também cópia da Carta ao presidente Pedro Godinho, e este se comprometeu a tentar fazer uma reunião com o Executivo municipal.

Vamos continuar atentos, vigilantes e mobilizados cobrando a responsabilidade do executivo municipal.

ANTES DISSO:

• ØNa última sexta-feira – 21/01 – tivemos uma reunião com o secretário da Educação e o professor Eliezer Cruz, na SECULT. A pauta foi a mesma e o secretário nos passou as mesmas informações ditas nesta terça-feira, 25.
  • Ø                                                  Segunda-feira – 24/01 – fizemos uma reunião de representantes de escolas bastante proveitosa e com uma boa presença, apesar das férias. Foi reforçada a ida à Prefeitura e reafirmadas as seguintes atividades:

1. 1.                                             Manifestação na Câmara de Vereadores, no dia 1° de fevereiro, terça-feira, às 15 horas, quando o Prefeito estará abrindo os trabalhos legislativos naquela Casa;

1. 2.                                             Reunião de representantes de escolas, dia 03/02, 5ª feira, às 10 horas, na APLB-Sindicato;

1. 3.                                             Assembleia geral, dia 07/02 – segunda-feira, às 9 horas, no ginásio de esportes do Sindicato dos Bancários.

ATENÇÃO:

• Ø                                                                     SOBRE O PAGAMENTO DOS SALÁRIOS: Investigamos a veracidade dos boatos que circulam sobre a(s) data(s) do pagamento. O que temos a informar é o seguinte: nenhuma posição oficial nos foi dada, seja na SECULT, com o gestor do Fundo; na SEPLAG, com o responsável do fechamento das folhas de pagamento, nem na SEFAZ. Todos repetiram que a folha já está pronta, mas não há nenhuma ordem expressa para a efetivação do pagamento. Como já dissemos, essa questão foi exaustivamente debatida nesta terça-feira, 25, na reunião com os representantes do Executivo Municipal.