Rede Municipal de Salvador – CMEI, Plano de Saúde, salários e outros assuntos

ORIENTAÇÕES AOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO QUE ATUAM NOS CMEI

O retorno às aulas após o recesso nos CMEIs não vem ocorrendo com normalidade em função da greve da Fasec, uma vez que os salários desses trabalhadores estão em atraso há dois meses. A APLB-Sindicato hipoteca todo o apoio à greve e exige da Administração Municipal que deposite imediatamente os valores devidos em favor da Fasec para que esta honre o compromisso com os seus funcionários atualizando, assim, os salários, ao tempo em que cobramos a pontualidade no pagamento já que interfere diretamente no funcionamento dos CMEIs. Nesse ínterim, estivemos tratando junto à Secult como ficaria funcionando os CMEIs, nesse período, já que fica muito difícil não ter pessoal para auxiliar no cuidado com a criança pequena. Portanto, enquanto perdurar o movimento dos trabalhadores da Fasec as escolas devem proceder da seguinte forma:

1. Os CMEIs que atuam com empregados de outras empresas que não estão em greve, só receberão crianças se tiverem condições de funcionar;

2. Os CMEIs que não estão em condições de receber as crianças, os profissionais da educação (professores e coordenadores) cumprirão a sua jornada nas escolas preparando seus planos de aula, seus planejamentos, já que a greve não é nossa;

3. Portanto, não haverá reposição de aulas ocasionada pela greve da Fasec.

SOBRE O REAJUSTE SALARIAL

Precisa, sim, passar pela Câmara de Vereadores o nosso reajuste salarial! A APLB vem dialogando com o Executivo municipal para que a mensagem de reajuste seja encaminhada para o Legislativo e sua votação seja feita em regime de urgência, urgentíssima. Estamos numa verdadeira força-tarefa para que os salários saiam com reajuste na folha do mês de julho.

PLANO DE SAÚDE

O grupo de Trabalho tem se reunido e vem elaborando o Termo de Referência para o chamamento público, com vistas ao credenciamento dos Planos de Saúde. A reunião desta terça-feira, 6 de julho, concluiu o Termo de Referência, restando atualizar o valor de mercado do Plano. No próximo dia 13 teremos uma nova  reunião.  O PLANO DE SAÚDE ESTÁ CAMINHANDO!

GESTORES ESCOLARES

Já estão sendo implantadas as gratificações que é de direito para os novos gestores, inclusive a gerencial. Para as companheiras e companheiros que deixaram os cargos de direção e vice-direção e que voltaram para a sala de aula, estão também sendo implantadas as gratificações de regência, AC, periferia (para quem atua em zona periférica ou de difícil acesso).

Elza Melo

Diretora da APLB-Sindicato