Rede Municipal de Ensino – Salvador: APLB debate Eleição de Gestores com representantes do segmento

A Eleição de Gestores da rede municipal de ensino de Salvador se aproxima e a APLB-Sindicato realizou hoje (06/12) um encontro com diretores, coordenadores e representantes de escolas para debater o pleito. A reunião teve a participação do coordenador geral da APLB, Rui Oliveira, e demais membros da direção.

“É uma pauta importante. A APLB está na comissão eleitoral e acompanha todo o processo para a escolha de dirigentes escolares em Salvador desde a época da Ditadura Militar. Esta foi uma conquista grandiosa para a rede, numa época em que prefeitos, por exemplo, eram escolhidos por indicação”, disse Rui.

A eleição, confirmada por decreto municipal, está prevista para ocorrer até Maio de 2023.

“Este evento inicia um conjunto de debates para que a APLB ouça a categoria e construa um processo eleitoral que cumpra a legislação, os princípios da gestão democrática e, sobretudo, atenda as necessidades dos trabalhadores da Educação, alunos e toda a comunidade escolar”, destacou Marcos Barreto, diretor do sindicato.

Pra concorrer ao cargo de gestor/a escolar, cujo mandato é de 03 anos, é preciso ser servidor estável da área, ter titulação de nível superior na sua área educacional, estar lotado na escola há mais de seis meses, passar pelo curso de formação de gestores e apresentar um plano de gestão para o setor.