Sindicato realizou o APLB Itinerante nos colégios Roberto Santos e Manoel Devoto

Fotos: Getúlio Lefundes - Externa: Colégio Roberto Santos, em 31/11/2011. Interna: Colégio Manoel Devoto, em 1º/12/2011

A primeira atividade da APLB Itinerante foi na quarta-feira, 30 de novembro, no Colégio Roberto Santos, no bairro Cabula. Palestras e explicações sobre os assuntos que mais suscitam debates entre a categoria foram os pontos altos do encontro.

Na quinta-feira, 1º de dezembro, a APLB Itinerante esteve no Colégio Manoel Devoto, no bairro Rio Vermelho.Essa prática terá continuidade no próximo ano, de acordo com os dirigentes da APLB-Sindicato.

Notícias anteriores

Depois da vitória na aprovação do reajuste salarial da categoria, a diretoria estadual da APLB-Sindicato se reúne em 16 de dezembro para debater a atualização do regimento da entidade e o planejamento estratégico.

Antes disso, porém, estará em curso a APLB-Itinerante, com encontros e reuniões em colégios.

Nesta quarta-feira,  dia 30 de novembro, a APLB-Itinerante estará no Colégio Roberto Santos. No dia 1º de dezembro, no Manoel Devoto. O encontro é durante todo o dia.

Também faz parte da agenda do sindicato a participação no Encontro da Educação que a CTB promove em São Paulo nos dias 2 e 3 de deezembro.

O coordenador-geral da APLB e secretário de Política Sindical da CNTE, professor Rui Oliveira, participará do Encontro da Diretoria e do Conselho Nacional da CNTE de 13 a 16 de dezembro, em Brasília, retornando a Salvador neste dia para participar da reunião da diretoria estadual da APLB-Sindicato.

SEM O ÍNDICE DO PISO  ANO LETIVO COMEÇA COM GREVE

Assembleias realizadas com sucesso discutem campanha salarial

A APLB-Sindicato realizou assembleias regionais por todo o Estado da Bahia para discutir a campanha salarial da rede estadual, tendo como eixo principal o pagamento do Piso Salarial Profissional Nacional. Em Salvador não foi diferente. Em assembleia muito participativa, os profissionais da educação aprovaram que “se o governo do estado não aplicar o mesmo índice dado ao Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) em toda estrutura da tabela do magistério (nos padrões P/E/M/D), o ano letivo de 2012 começará com greve”.

Outras questões tratadas foram:

1 – Calendário Escolar da Rede Estadual 2012

2 – URV

3 – Eleição direta para diretor

4 – Readaptados – foi realizada sessão especial por iniciativa do deputado estadual Capitão Tadeu (PSB) e que resultou no encaminhamento do documento já construído pela APLB no sentido de alterar o Estatuto do Magistério pra que não haja prejuízo na sua remuneração corrigindo uma antiga distorção.

Leia o ofício encaminhado à SEC:

Salvador, 10 de novembro de 2011

SC/OF Nº. 147/2011

AO EXCELENTÍSSIMO SR. DR. OSVALDO BARRETO

M.D. SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA

Exmo. Sr.

Os Trabalhadores em Educação da Rede Estadual após diversas  assembleias realizadas no período de 07 a 10 de novembro, no interior e na capital da Bahia, onde vários temas foram debatidos por cerca de 13.850 participantes, decidiram majoritariamente que “SE O GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA, NÃO DER O MESMO ÍNDICE DADO AO PISO SALARIALPROFISSIONAL NACIONAL PARA TODA A ESTRUTURA  DAS  TABELAS DO MAGISTÉRIO (P.E.M.D.) – EVITANDO COM ESSA AÇÃO O ACHATAMENTO SALARIAL – O ANO LETIVO DE 2012 COMEÇA COM GREVE NA REDE ESTADUAL”.

Cordiais saudações

Professor Rui Oliveira

Coordenador Geral da APLB-Sindicato

URV

A APLB-Sindicato já venceu em primeira e segunda instâncias da Justiça. O próximo passo é aguardar o julgamento do Supremo Tribunal Federal, que reconhece a existência de repercussão geral na matéria em exame (a URV para os servidores públicos). O pronunciamento definitivo virá através do recurso extraordinário que avalia a situação dos servidores do Estado do Rio Grande do Norte.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

De: API – Delegacia Sindical Zonal do Cacau – ITABUNA <apiaplb@bol.com.br>

Assunto: INFORMAÇÃO SOBRE RESULTADO DA ASSEMBLÉIA.

Em Assembléia realizada em nossa Delegacia, os Trabalhadores em Educação presentes referendou a proposta da APLB.

Saudações Sindicais,

João Rodrigues

Diretor Geral da API

Assembleias estaduais

Na segunda e na terça-feira, (dias 7 e 8 de novembro) foram realizadas assembleias regionais.

Em Salvador, a assembleia será nesta quinta-feira, dia 10, no ginásio de esportes do Sindicato dos Bancários, às 9 horas.

Principal ponto da pauta: “Se o governo estadual não vincular o reajuste do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) de 2012 ao salário, o ano letivo não começa”.

Lembre-se: o reajuste do PSPN de 2011 foi de 19,45%. A previsão para 2012 é de 16,6% a 22,2%

Propostas de calendário

A APLB-Sindicato apresentou ao governo duas alternativas de calendário do ano letivo de 2012.

As duas propostas são um contraponto ao calendário apresentado há alguns pela SEC e serão explicadas nas assembleias estaduais.