Protesto na SEC pede aumento da carga horária para Filosofia, Sociologia e Artes
Professores (as) de Filosofia, Sociologia e Artes da rede estadual de ensino da Bahia promoveram uma manifestação, na tarde desta terça-feira (03/12), em frente à Secretaria de Educação do Estado (SEC), em Salvador. O objetivo foi pressionar pelo aumento da carga horária das três disciplinas.
A APLB-Sindicato foi representada pelo diretor Paulo Filgueiras no protesto, que chamou a atenção para importante papel de Filosofia, Sociologia e Artes na formação crítica e emancipadora dos (as) estudantes.
O movimento das (os) educadoras (es) surgiu após a divulgação de uma proposta de matriz curricular da SEC que reduz a carga horária para as disciplinas. Depois disso, a pasta realizou uma consulta à categoria e deve, a partir dela, divulgar uma proposta final de matriz curricular para o Ensino Médio em 2025.
Recentemente, a APLB enviou um ofício à SEC solicitando a manutenção do diálogo, antes que seja publicada a proposta definitiva de novo currículo. A entidade também se reuniu com um grupo de professoras (es) das disciplinas para conhecer a proposta de matriz curricular elaborada por elas (es).