PROGRAME-SE! Mobilização Nacional da Educação 16 de março: confira os locais dos atos programados. Em Salvador, ato na Praça da Piedade, às 9h

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) convocou para o próximo dia 16 de março a Mobilização Nacional da Educação em defesa da valorização da categoria e do cumprimento do piso do magistério em todas as redes escolares. As ações nas ruas e nas redes serão realizadas pelos sindicatos filiados à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

As principais reivindicações são as seguintes:

– Cumprimento do piso do magistério 2022 (R$ 3.845,63 e 1/3 de jornada extraclasse) em todas as redes escolares.
– Regulamentação do piso salarial dos profissionais da educação (art. 206, VIII da Constituição Federal).
– Valorização dos planos de carreira, contratações por concurso público e contra a Terceirização na educação.
– Revogação do “Novo Ensino Médio” excludente e de formação minimalista dos estudantes.
– Contra a Militarização escolar, o homeschooling (educação domiciliar) e a Lei da mordaça (Escola sem Partido).

Veja a seguir os locais e horários dos atos já programados pelos sindicatos (atualização até 18h00 do dia 11/03)

BAHIA
A APLB vai promover a “Paralisação da Educação” em Salvador às 9h na Praça Piedade. No interior, cada cidade terá programação própria.

MATO GROSSO
O Sintep-MT vai promover ato público em Cuiabá às 16h, com concentração dos manifestantes na Praça Alencastro, região Central. Outras categorias que incluem os servidores públicos estaduais também vão somar forças nas reivindicações.

MATO GROSSO DO SUL
O SIMTED de Antônio João realizará dia 16 de março, com concentração às 8 horas, em frente a Prefeitura Municipal, a paralisação em Defesa dos(as) Profissionais em Educação do município. Às 11 horas será realizado um marmitaço, onde SIMTED disponibilizará a alimentação e às 14 horas, o encerramento.

PARANÁ
A APP e o Fórum de Entidades Sindicais (FES) realizam ato unificado dos(as) servidores(as) exigindo o pagamento da dívida da Data-Base. O governo Ratinho Jr (PSD) deve cerca de 34% ao funcionalismo, equivalente às perdas inflacionárias acumuladas desde 2017. Em Curitiba, o ato será às 9h, em frente ao Palácio Iguaçu. No interior, os Núcleos Sindicais da APP e escolas devem promover manifestações locais.

PIAUÍ
O Sinte-PI vai promover o ato da educação na Praça do Liceu às 8h e na ocasião vai lançar a Revista Mátria e a cartilha contra o assédio moral

RIO GRANDE DO NORTE
O Sinte/RN vai promover o Ato de Mobilização Nacional da Educação em Natal em frente à Prefeitura da capital, após a Assembleia unificada marcada para às 14h na Escola Estadual Winston Churchill.

RIO GRANDE DO SUL
O Cpers vai promover em Porto Alegre e em seus núcleos regionais o “Dia dos contracheques nas praças e coordenadorias”. O objetivo é denunciar as mentiras de Eduardo Leite (PSDB) e o seu falso reajuste de 32%, convocando a categoria para expor contracheques, escancarar a verdade e o dinheiro que o governador roubou dos educadores(as).

RONDÔNIA
O Sintero vai promover as seguintes atividades para o dia 16 de março:
– Mobilização estadual no Dia da Mobilização Nacional da Educação;
– Mobilização de caravanas à Porto Velho, com participação de filiados/as de todas as 11
– Regionais, caso a negociação ao longo desse período não avance;
– Assembleias simultâneas em todas as Regionais do Estado com primeira chamada às 15h30;
– Mobilização massiva em todas as redes sociais – saiba mais

SÃO PAULO
A Apeoesp promove a mobilização pela educação em São Paulo no MASP, Avenida Paulista, às 17h – o ato será unificado com demais segmentos do funcionalismo. A luta é pela valorização salarial e profissional e condições de trabalho, reajuste de 33,24%, contra o desmonte da carreira, pelo fim do confisco salarial de aposentados e pensionistas e demais reivindicações.

SERGIPE
O Sindipema convocou a grande marcha pela educação e pelo cumprimento da Lei do Piso em Aracaju. A concentração será na sede do sindicato a partir das 8h, e a caminhada terá como destino o Centro Administrativo da Prefeitura de Aracaju. Trabalhadores vão dialogar com a população aracajuana sobre o desrespeito da gestão de Edvaldo Nogueira à categoria do Magistério e aos estudantes da Escola Pública Municipal de Aracaju – saiba mais.