Profissionais da Rede Municipal participaram de debate sobre a situação da educação em Salvador, promovido pela Câmara Municipal

DSC_8955Os profissionais da Educação da Rede Municipal de Salvador superlotaram o auditório do Anexo Bahia Center, da Câmara Municipal de Salvador, nesta quinta-feira, 21, às 09 horas, para participarem da audiência pública que debateu a situação da Educação no município de Salvador, com ênfase na convocação dos concursados.

A audiênca pública foi promovida pelo vereador Everaldo Augusto (PCdoB), que integra a comissão de Educação da Câmara, e teve como tema “Concurso Público da Secretaria Municipal de Educação: solucionar o Impasse, garantir agilidade e transparência nas convocações”. Também participaram da mesa os vereadores Aladilce Souza (PCdoB) e Hilton Coelho (PSOL)

O debate abordou a situação de insegurança e eliminação de direitos dos professores e coordenadores, aprovados no concurso promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Salvador (Secult, hoje Smed), em 2010. A atividade foi incluída na agenda de mobilização da categoria.

O encontro foi bastante produtivo, pois serviu para abordar também outras questões da Rede, como a infra-estrutura das escolas, a deficiência na oferta de merenda escolar e o Programa Alfa e Beto, diante dos assessores da SMED, que representavam o secretário, os quais anunciaram que haverá convocação de concursados no mês de abril.

A APLB foi representada no debate pelas diretoras Elza Melo, Marilene Betros e Jacilene, que enfatizaram a luta histórica do Sindicato em defesa da qualidade da educação no município e dos direitos dos profissionais do setor, o que inclui a realização do concurso público e a convocação dos concursados.

Como representantes da categoria, destacaram a necessidade de reestruturação de diversas escolas, desde as condições físicas dos prédios, até a complementação do quadro de pessoal, com professor, coordenador pedagógico, merendeira e pessoal de apoio.

Ao final o encontro tirou orientações importantes, como a realização de novas audiências públicas para debater outros problemas da rede.

DSC_8968DSC_9003DSC_9005