Professores de Terra Nova ameaçam entrar em greve por tempo indeterminado

DSCF3879

Na última sexta-feira (5), trabalhadores em educação do Município de Terra Nova realizaram uma manifestação e interditaram por cerca de três horas a BA-512, na altura da entrada do município. Eles reivindicaram melhores condições de trabalho, aplicação do Plano de Carreira e aumento salarial (equiparação com o Piso Salarial Nacional).

Os professores ameaçam entrar em greve por tempo indeterminado. De acordo com a coordenadora do núcleo da APLB-Sindicato de Terra Nova, Josete Rios, a categoria, que vem realizando paralisações em dias alternados, planeja acampar na frente da prefeitura para que desta forma consiga falar com o prefeito Francisco Hélio.

Segundo a categoria, desde maio deste ano o sindicato vem tentando discutir a pauta de reivindicação dos professores, porém o prefeito  os atendeu apenas uma vez. “Ele se mostrou intransigente e não permitia que os professores se expressassem, alegando não possuir verba suficiente, ao passo que não mostra as contas da educação ou mesmo tenta uma possível solução”, informou  a professora Andréia Alves.

“Em 2010, o município ofereceu aos professores, em convênio com o Estado, o curso Gestar, visando uma melhor qualificação dos docentes. Contudo, após a emissão dos certificados, a prefeitura alegou que o curso não tinha valor legal e, por isso, não seria reconhecido como curso de capacitação profissional. Professores que no mesmo período deram entrada com certificados de outras instituições como UEFS, UFBA, entre outros também não tiveram suas mudanças de nível e cursos reconhecidos”, informou a professora.

Segundo Andréia Alves, a classe protestava, também, contra descontos indevidos no contracheque. “Mesmo os dias trabalhados foram descontados dos salários de professores, alguns destes chegaram a receber menos de 10 reais referente a um mês de trabalho”, concluiu. O protesto teve o apoio de alunos, pais e outras classes trabalhistas.