Professores de Filosofia e Sociologia da Bahia elaboram proposta de matriz curricular para 2025

Professores de Filosofia e Sociologia da Bahia elaboram proposta de matriz curricular para 2025

Um grupo de professoras (es) de Filosofia e Sociologia da rede estadual da Bahia elaborou uma proposta de matriz curricular para o Ensino Médio em 2025. A iniciativa é uma resposta à proposição de matriz curricular colocada em consulta pública pela Secretaria Estadual de Educação (SEC-BA), que diminui a carga horária das duas disciplinas e também de Artes.

A proposta das (os) educadoras (es) baianas (os) possui quatro configurações curriculares: duas pensadas para dois cenários diferentes do Ensino Médio de tempo parcial (em que os estudantes, atualmente, têm 5 aulas por dia e 25 por semana); outra para o ensino integral de 7h/dia (de 7 aulas por dia e 35 por semana); e também para o ensino integral de 9h/dia (9 aulas por dia e 45 por semana).

Segundo as (os) professoras (es), em todas as configurações, a Formação Geral Básica (FGB) é o centro do currículo. “[A proposta] é composta pelos componentes curriculares, que carregam consigo os conhecimentos historicamente construídos (Saviani, 2007), possibilitando garantir isonomia de acesso do estudante a estes saberes, a preparação para a cidadania, o mundo do trabalho e a continuidade do estudo”, diz um trecho do documento.

A elaboração foi feita com o apoio de professoras (es) de universidades presentes no estado, do Instituto Federal (IFBA) e de pesquisadoras (es), reunidas (os) em um coletivo para estudo sobre o tema.

A íntegra do documento pode ser acessada aqui.

 

 

Você pode gostar de ler também: