Prefeitura de Sobradinho-BA exclui APLB do CACS-FUNDEB; entidade vai à justiça e solicita inclusão

A prefeitura municipal de Sobradinho, Bahia, deixou a APLB-Sindicato, legítima representante dos trabalhadores em Educação do estado, fora do CACS-FUNDEB (Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) do município. Em dezembro do ano passado, a gestão lançou um edital convocando representantes de diversos segmentos da sociedade para compor o conselho, excluindo a APLB.

“Tendo em vista que representamos a base, não aceitamos a exclusão. Mesmo depois de enviar inúmeros ofícios, a Secretária de Educação fez descaso, nos deixando sem resposta. Procuramos ainda o prefeito Régis Clevys Sampaio Bento, pedimos uma reunião para tratar da questão e o mesmo nunca nos recebeu”, disse o coordenador da APLB local, professor Ariovaldo Alves de Brito.

Segundo Ariovaldo, o sindicato entrou com ação na Justiça solicitando a inclusão no Conselho. “A nossa luta é legítima e vamos vamos conseguir”, pontuou.

VEJA O EDITAL DE CONVOCAÇÃO DIVULGADO PELA PREFEITURA (utilize as setas contidas no rodapé da imagem para avançar as páginas)

EDITAL 001 CACS FUNDEB 2023_2026