Prefeito de Santa Bárbara volta a discutir Plano de Cargos e Salários dos professores

A nova sugestão da APLB parte de um salário base de R$ 550
O prefeito de Santa Bárbara, Jailson Santos, se reuniu mais uma vez, neste sábado (27 de novembro), com uma comissão de professores e membros da APLB Sindicato para darem continuação às discussões sobre o Plano de Cargos e Salários dos professores do município.
Durante a reunião, a comissão apresentou uma nova proposta para ser analisada pelo Executivo Municipal. A nova sugestão da APLB parte de um salário base de R$ 550,00 com percentuais de progressão por formação de 30% do magistério para a licenciatura, mais 10% da licenciatura para a especialização, mais 10% da especialização para o mestrado e mais 15% do mestrado para o doutorado, conforme foi proposto pelo prefeito municipal na última reunião.
Porém, ainda a estes valores, seria somado as gratificações como qüinqüênio e deslocamento e mais 10% do salário a título de regência. Para Lorene Souza, professora integrante da comissão, a categoria não quer perder o direito da soma da regência nos seus salários. “Queremos a garantia da regência, mesmo que ela tenha um percentual reduzido”, declarou.
A comissão dos professores destacou também outros temas do Plano além das questões salariais. Segundo o diretor da delegacia da APLB, Ubiratan Silva, a categoria tem interesse que o Plano abranja as questões relativas às eleições de diretores; defina os critérios de lotação e remoção; estipule a criação de uma comissão de gestão do Plano com dois integrantes da entidade sindical e mais dois do governo e deixe mais claro os critérios de remuneração dos coordenadores.
O prefeito garantiu que irá refazer todos os cálculos com a equipe de administração e controle interno para que sejam avaliadas as possibilidades do Poder Executivo em aceitar a nova proposta apresentada pela categoria. “Temos que agir com responsabilidade para que possamos chegar a um acordo favorável para a categoria e viável para o município”, declarou Jailson Santos.
Uma nova rodada de negociações ficou agendada para a quarta-feira (1 de dezembro) no gabinete do prefeito.