Porto Seguro – categoria entra em greve

Foto da assembleia realizada segunda-feira, 27 de setembro.

Notícia desta quarta, 29, no jornal A Tarde

Greve deixa 31,8 mil alunos sem aula em Porto Seguro

Mário Bittencourt, jornal A Tarde, sucursal Porto Seguro

Em Porto Seguro, a 709 km de Salvador, no extremo sul baiano, cerca de 31.800 alunos da rede pública municipal de ensino estão sem aulas por  tempo indeterminado de vido a uma greve dos professores.  A categoria reivindica um aumento de 15,9%. A prefeitura  afirma que não pode dar o reajuste.

“Tínhamos oito reivindicações na pauta e sete foram atendidas, mas a questão salarial ficou de fora”, disse Euvadelis Pereira Santos, tesoureiro da APLB/Sindicato.  A categoria reivindica também a aprovação do Estatuto e Plano de Carreira do Magistério Público Municipal; distribuição entre os professores dos recursos repassados no ano passado pelo Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e uma gestão democrática em todas as 117 escolas do município.

Nesta quinta, às 9 horas, a categoria fará uma assembleia para avaliar  os rumos do movimento.  O controlador-geral do município, Flávio dos Santos Reis, em ofício enviado à APLB, afirmou que a prefeitura já tem  61%  do seu orçamento reservado para o pagamento de pessoal, contrariando a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que estabelece para este fim um limite de 54% da receita.

A secretária municipal  de Educação, Dilza Reis, disse que o setor jurídico da prefeitura já  foi informado sobre a greve e que pode entrar com um pedido para que a Justiça declare o movimento ilegal.

Leia reportagem completa na edição impressa do Jornal A Tarde desta quarta-feira, 29, ou, se você é assinante, acesse aqui a versão digital.

Notícia anterior

A assembleia será às 14 horas, no Colégio Municipal de Porto Seguro.

APLB-Sindicato – Delegacia Sindical Costa do Descobrimento