Presença do secretário de Educação Osvaldo Barreto no colegiado foi confirmada pela deputada Fabíola Mansur
A Comissão dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa da Bahia, presidida pela deputada Fabíola Mansur (PSB) recebe nesta quarta-feira (19), às 9h, na Sala das Comissões, a presença do secretário de Educação do Estado, Osvaldo Barreto, que irá apresentar o Plano de Educação do Estado. A direção da APLB-Sindicato convoca a categoria para participar.
Uma das expectativas da Comissão é sobre a contemplação na aplicação do gênero mulher. “O feminicídio é uma realidade que queremos acabar junto com o Ministério Público Estadual e Comissão dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa. A violência pode ser denunciada pelo Disque 180”, disse Mansur.
Violência
A violência física contra as mulheres é a mais frequente, seguida da violência moral e da violência psicológica. As maiores taxas de violência contra a mulher se concentram na faixa etária entre 15 a 19 anos, contudo, os delitos têm crescido na faixa entre 20 e 29, nos últimos anos. Na maioria das vezes, o agressor é o marido, companheiro ou namorado. Os motivos são vários, sendo o ciúme a principal causa da agressão.A Arma de fogo ainda é o principal instrumento utilizado na morte de mulheres, seguido de objeto contundente e cortante (arma branca), estrangulamento e sufocação.