Pesar pelo falecimento da secretária de Saúde da CTB Bahia, Jaíra Santiago

Jaíra -conf livre de saude - l (1)

A direção da APLB-Sindicato se solidariza com o pesar da CTB Bahia,  sindicalistas, amigos e familiares  da secretária Estadual de Saúde, Jaíra Maria Rodrigues Santiago, 55 anos, que morreu na madrugada desta quinta-feira, 15 de outubro, em Salvador.

O velório está sendo realizado na Igreja Evangélica de Ilha de São João e o sepultamento será 17h, no cemitério Bosque da Paz, na Estrada Velha do Aeroporto, em Salvador.

Funcionária da empresa Papaiz Nordeste há 17 anos, Jaíra Santiago estava há 14 na direção do Sindicato dos Metalúrgicos da Bahia. Atualmente era secretária geral da entidade e integrava a Federação dos Metalúrgicos da Bahia- Fetim. Era ainda filiada ao PCdoB de Salvador.

Nos Metalúrgicos, Jaíra começou atuando na Secretaria da Mulher, mas logo se envolveu também com a questão da saúde do trabalhador, ao perceber o alto grau de adoecimento da categoria, em especial na empresa em que trabalhava.

Começou então, a participar dos fóruns de debate sobre a saúde do trabalhador, se destacando na defesa de políticas que garantissem medidas eficazes para evitar o adoecimento e a morte nos locais de trabalho.

Militou na CTB Bahia desde a sua fundação e em 2013, passou a fazer parte da Direção Executiva, assumindo a Secretaria de Saúde, função que desempenhou com maestria até o momento em que passou mal e precisou ser hospitalizada.

Ela estava se preparando para participar da Conferência Estadual de Saúde e decidida a levar contribuições também para o debate nacional. Na CTB, organizou e coordenou uma Conferência Livre de Saúde, na cidade de Itabuna, no mês de julho e gostou tanto da experiência que planejava fazer outras antes da realização da Conferência Nacional.

“Mais que uma dirigente sindical, Jaíra se destacava também pelo jeito animado e cordial com que tratava todo mundo. Era uma destas pessoas que estavam sempre de bom humor, que conversava, aconselhava e estava sempre disposta a ouvir opiniões. Ela vai fazer muita falta para todos nós”, lamentou a secretária da CTB Bahia, Jurema Costa.

O presidente da CTB Bahia, Aurino Pedreira, também lamentou bastante a partida inesperada de Jaíra. “Hoje é um dia de luto para o movimento sindical e social da Bahia e do Brasil. Jaíra era uma militante que fazia a diferença onde quer que estivesse. Ela estava sempre disposta a participar das atividades, fosse ela uma reunião, uma caminhada ou um protesto. Não importava onde fosse a atividade lá estava ela com o seu sorriso e a sua bandeira”.

*Com informações da ascom CTB Bahia