PEDIMOS QUE LEIAM COM ATENÇÃO A POSIÇÃO DA ENTIDADE ACERCA DA MUDANÇA DE HORÁRIO A SER IMPLEMENTADA NAS ESCOLAS

PEDIMOS QUE LEIAM COM ATENÇÃO A POSIÇÃO DA ENTIDADE ACERCA DA MUDANÇA DE HORÁRIO A SER IMPLEMENTADA NAS ESCOLAS

COMPANHEIROS E COMPANHEIRAS,

I. Sobre as mudanças que ocorrerão no horário de funcionamento das unidades escolares, a APLB- Sindicato tem a informar o seguinte:

  1. A Secretaria da Educação convidou a APLB-Sindicato para que fossem apresentadas as alterações que ocorreriam no horário de funcionamento das escolas que atuam com Ensino Fundamental I, tendo como premissas:

a)      Respeito ao tempo escolar do aluno;

b)      Não ocorrer nenhuma alteração na jornada do professor e do coordenador pedagógico;

c)      Cumprimento da Atividade Complementar – AC no mesmo turno de trabalho do professor;

Assim, para implementar essa mudança foi apresentado, objetivamente, que os professores estariam durante 4 (quatro) dias em sala de aula e, um dia, seriam dedicadas 2 (duas) horas para o AC e resto do tempo livre.

  1. Apresentada essa proposta, a APLB-Sindicato afirmou que sempre foi posição clara e reivindicação antiga da categoria, que sempre lutamos pelo cumprimento integral do calendário letivo – até porque é sempre aprovado em assembléia.

De concreto, o que se vivencia há anos na rede são os alunos sempre dispensados por falta de professor e demais profissionais da educação. A falta de pagamento do pessoal terceirizado obriga-os a fazer greve refletindo no funcionamento pleno da escola. Outras causas são problemas na rede elétrica ou hidráulica, da merenda escolar, dentre outros.

Registre-se também a ausência do coordenador pedagógico, profissional que cumpre um papel significativo no cotidiano escolar, de acompanhar o Projeto Político Pedagógico, o trabalho dos docentes, sendo responsável também pela conexão entre os envolvidos na comunidade escolar.

Entretanto, para a adoção dessas mudanças a APLB-Sindicato chamou a atenção para o que se segue:

  1. Como adotaria essas mudanças já no dia 18/02, uma vez que há anos o quadro de professores e coordenadores pedagógicos não está completo? Com a nova proposta terá que haver a figura do professor substituto para estar na sala de aula no quinto dia.   Em vista disso, será imprescindível a convocação imediata de professores e coordenadores pedagógicos concursados;

  1. Não menos importância é a necessidade de atender a demanda de pessoal de limpeza, higiene, merendeiras nas escolas, já que o tempo para iniciar as aulas entre um turno e outro será de uma hora;

  1. Os professores que atuam em duas escolas no diurno terão apenas uma hora (das 12 às 13 horas) para almoçar e se deslocar de uma para outra escola. Como resolver esse problema já que o trânsito na nossa cidade é caótico, especialmente nesse horário?

  1. A APLB-Sindicato não aceitará em hipótese alguma o cerceamento de qualquer direito dos professores, coordenadores pedagógicos e demais profissionais da educação, a exemplo da liberação de licenças prêmio e demais licenças programadas para 2013, além da licença para o aprimoramento profissional;

  1. Essas medidas apresentadas pela Secretaria da Educação sem dúvida despenderá mais recursos para que sejam efetivadas com sucesso. Para tanto, a APLB-Sindicato deixa evidente que SÃO INTOCÁVEIS a concessão de reajuste salarial na data base, o cumprimento do PSPN e o estabelecimento da carreira no Plano, cuja proposta é concluir o mais rápido possível;

ATENÇÃO: A APLB-SINDICATO DEIXA PATENTE PARA A CATEGORIA QUE EM MOMENTO NENHUM DEIXAREMOS DE TER UM HORÁRIO NAS ESCOLAS PARA DISCUTIRMOS OS NOSSOS PROBLEMAS E OS ENCAMINHAMENTOS DA NOSSA LUTA. A DIREÇÃO DO SINDICATO TRATARÁ ESSA QUESTÃO COM OS REPRESENTANTES DE ESCOLA.

II. SOBRE O DESCONTO DOS JUROS COBRADOS PELOS BANCOS EM FUNÇÃO DE EMPRÉSTIMOS CONTRAÍDOS POR PROFESSORES.

    A APLB-Sindicato, tem mantido contato constante com a SEPLAG e a informação ainda é a mesma: A SEPLAG está aguardando a resposta dos bancos credores para devolverem os valores descontados em função dos empréstimos. A SEPLAG nos informará logo que tiver posição dos bancos.

III. SOBRE O 1/3 DE FÉRIAS

         A APLB vem tratando diretamente com o secretário da Educação a liberação do pagamento das férias. A APLB informará assim que tiver novidades.

DEMANDAS:

  1. A DIREÇÃO DA APLB SE REUNIRÁ MAIS UMA VEZ COM O SECRETÁRIO E A SUBSECRETÁRIA PARA DAR CONTINUIDADE AS DISCUSSÕES DA AGENDA MÍNIMA DE INíCIO DE ANO, ASSIM COMO, AS MUDANÇAS DE HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DAS ESCOLAS, ONDE REAFIRMAREMOS NOSSA POSIÇÃO CONSTANTE NESSE INFORME;

  1. CONVOCAREMOS UMA REUNIÃO DE REPRESENTANTES DE ESCOLA EM BREVE;

                              Um abraço,

                 Diretoria da APLB-Sindicato

Você pode gostar de ler também: