Palestrantes denunciam papel golpista da grande mídia

Seminário de Comunicação - 13-05-16 - Getúlio (126)

Renata Vicentini Mielli

Julieta Palmeira

Cecília Soto
Cecília Vasquez Soto

Seminário - Sexta-feira - 13-05-16 - Walmir (25) Seminário - Sexta-feira - 13-05-16 - Walmir (26)

Seminário - Sexta-feira - 13-05-16 - Walmir (28) Seminário - Sexta-feira - 13-05-16 - Walmir (3)

Ainda pela manhã, o 1º Seminário de Comunicação da APLB-Sindicato prosseguiu com três palestras. A primeira delas foi feita por Renata Vicentini Mielli, jornalista, secretária-geral do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, e do Fórum Nacional Democratização da Comunicação. A segunda palestra foi da médica, secretária estadual de Questões de Mídia do PCdoB e integrante doi Conselho Estadual de Comunicação da Bahia, Julieta Palmeira. A terceira palestra foi da jornalista, assessora de imprensa do Sindiquímica, Cecília Vasquez Soto. A mediadora foi a diretora de imprensa da APLB-Sindicato, Rose Aleluia.

Renata parabenizou a imprensa da APLB e enfatizou que “para enfrentar o golpe” é preciso ser forte e inteligente na educação e na comunicação. Para ela, a grande mídia determina tudo na vida das pessoas, desde a alimentação ao que se deve vestir, e isto acaba introjetado também na ideologia, com mensagens subliminares. Ele deu exemplos disso citando a Veja, revista de grande circulação nacional, e a Rede Globo de Televisão.

Julieta fez críticas ao governo Temer e conclamou a todos a resistir contra “o golpe”. “Precisamos de reformas fundamentais”, afirmou, citando que os meios de comunicação são concessões do governo, mas agem como se não devessem seguir regras e leis. Julieta sugere a criação de uma comunicação contra hegemônica para enfrentar a grande mídia e seu consórcio que inclui setores da economia financeira e do Poder Judiciário. Ela elogia a atuação das mídias alternativa e ressalta que quando a distribuição de renda estava em curso no Brasil, “veio o golpe que levou Temer à Presidência da República”.

Cecília Soto enfatizou sua palestra na comunicação sindical, apontando as dificuldades de profissionais do jornalismo dentro de uma estrutura e sindicato e do que pode ser feito para melhorar essa relação. “É preciso que os dirigentes invistam na imprensa sindical”, pontuou. Em relação à situação do país, Cecília considera que a grande mídia, mais o empresariado e o capital internacional são responsáveis pela desestabilização política.

Homenagens e debate

Após as palestras, forma homenageados com estatuetas os palestrantes e convidados que participaram de oficinas das mesas de trabalho. Depois, as palestrantes responderam aos questionamentos de pessoas que participavam do evento e de outros que assistiam ao evento pela TV APLB em outros municípios.

Fotos: Getúlio Lefundes e Walmir Cirne

Homenagem a Julieta
Homenagem a Cecília
Homenagem a Aurino (camisa vermelha)