Osvaldo Barreto, o novo titular da SEC

Livre

Ter 11 Ago 2009 4:49 pm

Educação: Novo secretário anuncia contratação de professores e agilização de aposentadorias

O novo secretário Estadual de Educação, Oswaldo Barreto, anunciou agora há pouco, em seu discurso de posse, em solenidade muito concorrida no auditório do Instituto Anísio Teixeira, que negociou com a Casa Civil do governo e a secretaria Estadual de Administração a contratação imediata de profissionais para acabar com o déficit de professores nas salas de aula.

Também anunciou um mutirão para agilizar os processos de aposentadoria dos docentes. Barreto disse ainda que uma das suas primeiras ações será a integração entre as áreas técnica e programática da secretaria, o que resultará na melhoria da gestão da pasta e, consequentemente, na qualidade do ensino.

__________________________________________________________________________________________

Novo secretário de Educação toma posse

11/08/2009 – 6h31m

Tomou posse nesta terça-feira (11) o novo secretário da Educação da Bahia, o professor Osvaldo Barreto. Ele foi anunciado logo após a saída de Adeum Sauer do cargo.

Rumores relacionam a saída dele à impressão e distribuição de uma revista didática com um palavrão em diálogo do personagem Chico Bento, do cartunista Maurício de Souza. A versão do quadrinho não era original, havia sido alterada.

A cerimônia de troca do comando da Secretaria será realizada às 14h30, no Instituto Anísio Teixeira (IAT). O governador Jaques Wagner dará posse a Osvaldo Barreto, que é professor da Faculdade de Administração da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

“Daremos continuidade ao projeto do governo que já existe”, disse o novo secretário.

Osvaldo Barreto é graduado em Economia pela Ufba (1972), fez curso de especialização em Planejamento na Universidade Federal de Minas Gerais (1973) e mestrado em Administração pela Ufba (1994).

_______________________________________________________________________________

O professor Rui fala da saída de Adeum

e das perspectivas com Barreto

De acordo Rui Oliveira, a decisão de contratar e demitir Adeum Sauer da Secretaria de Educação foi do governo. Para ele, a relação do ex-secretário com a APLB-Sindicato sempre foi tranqüila do ponto de vista do diálogo, mas o secretário nunca teve poder de decisão. “Adeum tinha autoridade, mas não tinha autonomia, isso é um complicador nas negociações”, afirma Rui.

Ao falar sobre o novo secretário, Osvaldo Barreto, Rui deseja boa sorte e enfatiza: “Conheço Barreto de nome na área acadêmica, mas não tenho conhecimento de nenhum projeto seu na educação. Espero que ele consiga pelo menos o básico, que é fazer as escolas funcionarem normalmente”, diz.

05/08/2009 – 23h30m

*Da Redação, com informações do BATV
redacao@portalibahia.com.br

Novo secretário de Educação tem série de desafios

O novo secretário da Educação da Bahia, Osvaldo Barreto, toma posse nesta segunda-feira (10) e vai enfrentar uma série de desafios. São problemas que vão desde a má conservação das escolas até a falta de professores, e que se arrastam desde o início do ano letivo.

Pela manhã, teve protesto em Salvador. Já na segunda maior cidade do estado, Feira de Santana, estagiários estão trabalhando no lugar dos professores.

Em um colégio em Feira de Santana, duas turmas estavam sem professor de português desde o início do ano. A vaga só foi preenchida nesta quarta-feira (5) por uma estagiária.

A contratação de 150 estagiários, além da convocação de aprovados do Reda – Regime Especial de Direito Administrativo foram soluções encontradas pela Diretoria Regional de Educação para a falta de professores na cidade.

O sindicato considera um risco que estagiários trabalhem no lugar de professores formados. “O estagiário é um aprendiz. É possível substituir numa indústria o mestre por um aprendiz? Não. Mas na educação eles fazem isso”, questiona o diretor da APLB Germano Barreto.

Salvador – Problemas também na capital. Como vem sendo mostrado nos nossos telejornais, faltam professores, funcionários e obras de infraestrutura em várias escolas.

Nesta quarta-feira, os alunos do Colégio Estadual Oliveira Brito, em Cajazeiras, o maior da região com 1.600 estudantes, fizeram um protesto. Das 12 salas, quatro estão interditadas por causa de um barranco no fundo da escola. Com isso, 540 alunos estão estudando em sistema de rodízio.

“Eles perdem, no mínimo, umas cinco ou seis aulas por semana. Se numa sequência, eles já têm dificuldade, imagine se eles ficam dois, três dias sem aulas?”, reclama o professor Edvaldo Ribeiro Filho.

Os estudantes da terceira unidade ainda estão preocupados com a falta de professores. “Redação, filosofia, sociologia”, conta a estudante Gleice Oliveira.

A situação do ensino público também foi um dos motivos da manifestação de moradores do bairro de Sussuarana, no Centro Administrativo. “As escolas de Sussuarana hoje estão precárias. Nós temos problemas com falta de professores, com segurança nas escolas”, aponta Eniedson Santos, da Associação de Moradores de Sussuarana.

Na Bahia, 1,2 milhão de alunos estudam em 1.574 escolas do estado. São 47.236 professores. Segundo a Secretaria da Educação, atualmente faltam pouco mais de 500, mas novos profissionais já vêm sendo contratados. Para o sindicato o número é bem maior: cinco mil professores.

Novo comando – O novo secretário vai ter uma série de desafios. Osvaldo Barreto é economista e professor da Universidade Federal da Bahia. Ele foi diretor da Faculdade de Administração e da Fapex – Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão. Há um ano, trabalha numa sala da reitoria da Universidade, onde é assessor especial do reitor Naomar Almeida.Na segunda-feira, ele deixa a função para tomar posse como novo secretário da Educação do Estado da Bahia.

Sugestões – Os alunos das escolas estaduais dizem o que esperam do novo secretário. “Acho que ele teria que ter mais atenção no pagamento dos funcionários, fazer a reforma nos colégios, que está muito precário mesmo”, opina o estudante Felipe Brandão.

“Investir na capacitação dos professores, investir no nosso local de ensino, fazer novos projetos, pagar os funcionários para limpar a escola para a gente ter um local de ensino limpo, que nós precisamos”, avalia a estudante Vanessa Garcia.

A Secretaria da Educação informou que já fez o pagamento para as empresas responsáveis pela limpeza das escolas, e que elas se comprometeram a pagar os funcionários até sexta-feira (7). Quanto à falta de professores, disse que a situação vem sendo resolvida.

A Tarde – 05/08/2009

Titular da pasta de Educação, Adeum Sauer é exonerado em meio à polêmica sobre palavrão em revista

VÍTOR ROCHA

Em meio a uma polêmica nacional por conta de um palavrão publicado em revista distribuída para professores da rede estadual de ensino, o secretário de Educação, Adeum Sauer, foi demitido pelo governador Jaques Wagner. Osvaldo Barreto Filho, professor da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia, será o substituto. Ainda não há data para a retransmissão do cargo.

Desde o início do governo, em 2007, Sauer resistiu a denúncias de favorecimento de contratação de serviços de faculdade em que a esposa trabalhava, a greves dos professores e a fortes críticas sobre a gestão da Educação no Estado. Mas o episódio que mais o abalou foi um erro não corrigido de uma tirinha do singelo matuto Chico Bento, personagem de Maurício de Sousa, que aparece numa publicação oficial ofendendo um coleguinha.

A frase de baixo calão foi publicada na revista “Viva!”, patrocinada pela secretaria, e revelada pela coluna Tempo Presente, de A TARDE. A reação do secretário perante a imprensa e o não-recolhimento do material indevido também influenciaram na sua saída.

A publicação trazia o seguinte diálogo: “Meu pai tem 800 cabetida ças de gado”, diz um personagem, ao que Chico Bento responde: “Fala para ele enfiar tudo no c.”. Dez mil exemplares circularam com o xingamento e o restante recebeu um carimbo em cima da tirinha.

ERRO DA DIAGRAMAÇÃO – Sauer havia declarado que nenhum aluno teria recebido a revista e que os professores eram “inteligentes o suficiente” para entender que foi um erro. “Não tem consequência nenhuma”, havia dito. Ele disse que o erro ocorreu por um descuido da diagramadora da publicação, que, ao invés de usar o desenho oficial de Maurício de Sousa, usou uma tira adulterada indevidamente por um site na internet.

No final do mês passado, Maurício de Sousa comentou o assunto no twitter. “Eu nunca cometeria uma grosseria dessas”, publicou em seu microblog.

Em entrevista por telefone, Sauer informou que o governador o comunicou sobre a demissão em reunião ocorrida na noite de anteontem, mas não revelou os motivos. “É um ato do governador e é ele quem pode dar declarações sobre os motivos”, disse.

Sobre a tira do Chico Bento ele alegou que já havia dito tudo.

“Primeiro vou sair, depois falo”.

Sauer reclamou de uma denúncia de favorecimento feita contra ele há dois anos ser relembrada na sua saída. “Não existiu p… nenhuma de benefício”, reclamou.

Sauer foi acusado de contratar a Faculdade do Sul (Facsul) dentro do programa Todos Pela Educação (Topa), mesmo com a mulher dele sendo coordenadora do curso de Serviço Social da entidade. Nada ficou comprovado.

Uma conquista comemorada por professores do Estado na gestão de Sauer foi a escolha dos diretores escolares pelos próprios docentes.

AJUSTES – Em nota emitida pela assessoria de imprensa do governador, Jaques Wagner alega “necessidade de ajustes administrativos” na pasta. A nota não trata sobre os xingamentos da tira de Chico Bento.

Na mesma nota, Osvaldo Barreto Filho ressalta que manterá o projeto do governo para a Educação, mas ressalta seu perfil de gestor. “O que lastreia a minha vida é o foco no organismo da gestão, e o meu desejo é fortalecer ainda mais a gestão na escola, na educação de base e na educação profissional”, disse.

O presidente do APLB (Sindicato dos Trabalhadores em Educação), Rui Oliveira, ressaltou que Sauer mantinha diálogo com a categoria. “O governador coloca quem ele quiser, mas reconheço que ele (Sauer) é uma pessoa dada ao diálogo”, disse.
Osvaldo Barreto Filho

Foi graças a uma insistência do governador Jaques Wagner que o professor da Escola de Administração da Ufba Osvaldo Barreto Filho vai assumir uma secretaria de Estado. Ele havia sido um dos coordenadores da equipe de transição de Wagner no final de 2006 e, na ocasião, foi convidado a comandar a Secretaria da Administração.

Declinou do chamado, seguiu seu caminho como diretor-executivo da Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão (Fapex) e viu Manoel Vitório assumir a vaga. Na Fapex, Barreto Filho foi peça-chave na restauração do prédio histórico da Faculdade de Medicina do Terreiro de Jesus, primeira universidade da América Latina. A empreitada foi bancada pela Petrobras, dirigida por José Sérgio Gabrielli, contemporâneo dele na Faculdade de Ciências Econômicas da Ufba. Ambos são graduados em economia, sendo que Barreto Filho se formou em 1973 e Gabrielli em 1971.

O novo secretário de Educação tem especialização em planejamento pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e é mestre em administração pela Ufba (1994), com estudo sobre o envolvimento de sindicatos na gestão de programas de governos. Ele assina artigos ao lado do professor Albino Rubim, presidente do Conselho Estadual de Cultura, sobre o comportamento da mídia nas eleições municipais de Salvador.

Atualmente ele é assessor do reitor Naomar de Almeida Filho. Ele se licencia do cargo de professor para virar secretário com discurso de intensificar a eficiência da gestão escolar, no ensino básico e profissionalizante

´Secretário foi rainha da Inglaterra`, diz professor

BIAGGIO TALENTO | AG. A TARDE

A passagem de Adeum Sauer pela Secretaria da Educação foi “praticamente nula” para o professor Carlos Zacarias Sena Júnior, diretor da Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia (Aduneb).

“Ele foi uma ‘rainha da Inglaterra’, não tinha nenhuma força política no governo: acertava uma coisa com os professores e logo depois era desautorizado pelos secretários das áreas administrativofinanceiras”, disse, lembrando que logo no início do governo Sauer se reuniu com dirigentes da Aduneb, “falou e prometeu muito”, mas foi “desautorizado pelo secretário Manoel Vitório, da Administração, para quem as reivindicações dos funcionários só poderiam ser tratadas na mesa permanente de negociação”.

Sena Júnior disse que os docentes logo perceberam “a fraqueza” de Sauer. “Ficou claro que quem mandava eram os secretários da Fazenda, CarlosMartins, das Relações Institucionais, Rui Costa, e da Administração, Manoel Vitório”, declarou o professor, para quem as greves dos docentes universitários e do ensino médio ocorridas já no primeiro ano do governo Jaques Wagner foram provocadas pela “confusão” criada por “Martins, Vitório e principalmente Costa”.

Sena Júnior considera que “a péssima gestão de Adeum Sauer” deixou a educação do Estado “na mesma situação caótica dos governos passados”. Sobre o novo secretário, Oswaldo Barreto, disse não ter esperança de mudanças, mas avisou que os professores vão continuar cobrando que o governo seja coerente com o discurso do PT do passado, “resolvendo a situação de arrocho”.

NOTA DO GOVERNO

Mudança na secretaria de Educação

O governador Jaques Wagner e o secretário da Educação, Adeum Sauer, acertaram a troca de comando na pasta após uma reunião ontem (segunda-feira, 3 de agosto) à noite, na Governadoria. Sauer será substituído pelo também professor Oswaldo Barreto, da Faculdade de Administração da UFBA. O governador agradeceu a contribuição de Sauer ao longo de dois anos e sete meses de governo, ressaltando os avanços significativos na educação, sobretudo na alfabetização de adultos, com o TOPA (Programa Todos pela Alfabetização).
Wagner justificou a mudança pela necessidade de fazer um ajuste administrativo na Secretaria da Educação. “Daremos continuidade ao projeto do governo que já existe”, disse Barreto. O que muda, segundo o novo titular da Educação, é o perfil do gestor: “o que lastreia a minha vida é o foco no organismo da gestão, e o meu desejo é fortalecer ainda mais a gestão na escola, na educação de base e na educação profissional, norte deste governo”, concluiu.
Osvaldo Barreto é graduado em Economia pela Universidade Federal da Bahia (1972) , fez curso de especialização em Planejamento na Universidade Federal de Minas Gerais (1973) e mestrado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (1994) .
A transmissão de cargo ainda não tem data marcada, mas deve acontecer nos próximos dias em função dos eventos já programados com a presença do governador.

Ernesto Marques

Gabinete do Governador