Lançamento do Portal de notícias na semana dos 65 anos da APLB
Na segunda-feira (24 de abril), à noite, a APLB-Sindicato, através do seu Departamento de Imprensa, realizou o lançamento oficial do Portal de notícias da entidade, que reúne em um único site as informações das redes estadual e municipais, além de notícias diversas de interesse da categoria e da sociedade e será uma importante ferramenta de divulgação das atividades do sindicato. O evento, realizado no auditório da Fundação João Fernandes da Cunha (na Praça do Campo Grande), fez parte da semana de comemoração dos 65 anos da APLB-Sindicato.
Através do Portal, associados e demais interessados terão acesso a notícias, fotos, vídeos e eventos promovidos pela APLB, de forma simples e rápida. Além disso, poderão participar virtualmente, divulgar sua opinião, tirar dúvidas e contribuir com sugestões. Durante o lançamento, o jornalista José Bomfim, integrante da assessoria de comunicação do sindicato, foi homenageado pela direção da APLB pela dedicação e serviços prestados à entidade.
O evento contou com a participação de diretores e funcionários da APLB, além de convidados de outras entidades sindicais e movimentos sociais, e foi encerrado em clima de festa, com coquetel e música ao vivo, em comemoração aos 65 anos da APLB-Sindicato, completados justamente nesta segunda-feira.
A diretora de Imprensa Rose Aleluia foi a mestre-de-cerimônia do evento. A mesa dos trabalhos, presidida por Rui Oliveira, coordenador-geral da APLB-sindicato, foi formada pela vice-coordenadora Marilene Betros; pela diretora de Administração Elza Melo; pelo diretor Financeiro, Jorge Carneiro; pelos diretores de Imprensa Nivaldino Felix e Luciano Cerqueira; e pela vice-presidente da CTB-BA, Rosa Souza. A jornalista Dori Machado representou a secretária estadual de Políticas para Mulheres, Julieta Palmeira.
Integrantes da assessoria de comunicação da APLB-Sindicato, as jornalistas Leda Albernaz e Adriana Roque expuseram a importância que terá o Portal para dirigentes e associados. O diagramador-designer Jachson José e a estagiária de design Jéssica Menezes fizeram uma exposição das principais características e qualidades do Portal. O jornalista e designer Eduardo Silva, responsável pela estrutura técnica do Portal, falou da elaboração da nova ferramenta de notícias e informações da APLB-Sindicato.
Após o evento no auditório, todos foram para a área próxima à biblioteca da Fundação JFC, onde houve um show ao vivo com a cantora Carla Lins e o violonista Jubiraci Bastos, e foi servido um coquetel.
https://www.youtube.com/watch?v=OwxAn6VVb34&feature=youtu.be[embedyt] http://www.youtube.com/watch?v=OwxAn6VVb34[/embedyt]
Confira aqui o texto de agradecimento do jornalista José Bomfim aos dirigentes e funcionários da APLB-Sindicato:
Fui surpreendido com uma homenagem belíssima no lançamento do Portal da APLB, na noite de segunda-feira, 24 de abril, data em que nosso Sindicato completou 65 anos bem vividos.
Devido à surpresa, não fiz o discurso que faria, perdi o momento tão propício. Faço-o agora, e peço paciência a quem me lê para dedicar alguns poucos minutos de seu precioso tempo.
Cheguei à APLB no início de fevereiro de 2006, as tratativas para a vinda, após indicação da amiga e colega jornalista Hilda Guanaes ao diretor de Imprensa Jorge Carneiro já passavam dos trinta dias, quando o referido dirigente solicitou que eu viesse para uma reunião e trouxesse o currículo para avaliação da Diretoria.
Ao chegar, confesso que o estado crítico da sala e os dois computadores mais um ventilador grande mal funcionando não me encorajaram tanto. O ânimo, no entanto, foi recobrado ao perceber que o diretor de Imprensa se entusiasmara com as possibilidades de criarmos uma assessoria ampla.
Além do projeto, meu ânimo cresceu também ao perceber que os dois funcionários da assessoria – Jachson, na diagramação, e Carmen, na clipagem de textos e organização do setor – tinham verdadeira adoração pelo sindicato. Tanto Jachson quanto Carmen foram bem receptivos à minha chegada.
Eu, na condição de jornalista, já conhecia Rui, Marilene, Elza e Olívia. Tive o privilégio de entrevistá-los para os veículos de comunicação nos quais trabalhara ao longo dos anos. Os quatro já eram estrelas consagradas do movimento sindical. Jorge Carneiro era, então, uma estrela em ascensão, o que viria a se confirmar nos anos seguintes.
Também foi muito importante para mim o contato inicial com Sônia Real, uma das grandes dirigentes do sindicato. Vigilante, ela me disse “jornalista, aqui, não demora mais que seis meses”.
Isto aumentou ainda mais o desafio. Senti-me desafiado, mas tranquilo. Afinal, estava deixando a reportagem em jornal (trabalhei nos jornais A TARDE, Correio, Bahia Hoje, Jornal da Bahia, O Globo no Rio de Janeiro) após longos anos sem saber o que era feriados ou domingos, para uma vida profissional supostamente mais amena.
Também possuía experiência em assessoria sindical. Trabalhei no Sindiquímica nos anos 90, quando o sindicato tinha Jaques Wagner, já deputado federal, na condição de coordenador-geral; Rui Costa, diretor de Administração; Moema Gramacho e Rosemberg Pinto diretores, entre outros. Vinha também de trabalhos em rádio e televisão e nas assessorias do Ministério Público, no Tribunal de Justiça, na Assembleia Legislativa, no Congresso Nacional, no Liceu de Artes e Ofícios, e desde 2001 estava na Câmara Municipal de Salvador. Essas experiências me deixaram tranquilo para enfrentar o desafio lançado por Sônia Real: superar o recorde de seis meses na APLB-Sindicato.
Bem, onze anos se passaram, creio que isto foi superado. E a experiência foi ampliada. Jorge Carneiro foi um excepcional diretor de Imprensa, bem auxiliado por Kalila e Mônica, tivemos um período profícuo. Veio a vitória de Jaques Wagner, conquistando o governo baiano e trazendo uma atmosfera melhor para o movimento sindical.
Fomos além da construção de boletins e cartazes, construímos cartilhas, revistas, aumentamos a produção de cartazes e outros produtos físicos. O site, e-mail, as redes sociais que começavam a se popularizar, tudo isso a assessoria realizou nesse período. Nossas fontes se firmaram no cenário midiático.
Ao mesmo tempo o sindicato passou por mudanças físicas, com a construção de um novo andar. A ampliação de filiados, o crescimento de demandas do interior e da capital, tudo levou a novas aquisições. Eduardo Silva ficou por algum tempo conosco, hoje é o responsável pela construção do Portal. Leda Albernaz e Adriana Roque foram as jornalistas contratadas, passando a dividir o trabalho comigo. Jéssica, estagiária de design passou a dividir o trabalho com Jachson.
Em 2016, chegamos ao ponto mais alto com a realização do 1º Seminário de Comunicação do sindicato. Foi um grande sucesso. Os diretores de Imprensa, Rose Aleluia, Nivaldino Felix e Luciano Cerqueira definitivamente entraram para a História da APLB por terem promovido o bem-sucedido evento.
As redes sociais ganharam solidez como ferramentas de informação e a APLB acompanhou essa evolução. Hoje, utilizamos quase todas as redes para divulgar a luta do sindicato a favor de uma educação pública, gratuita, laica, de alta qualidade. E também para que a sociedade perceba que o sindicato é importante para a conscientização política em busca de um país sem as desigualdades econômicas e sociais que ainda temos no Brasil.
O avanço tecnológico que nos trouxe as redes sociais virtuais e e-mails com amplos recursos para serem utilizados nos mais diversos aparelhos, nos levou à proposta de construção de um Portal. A amplitude do Portal, com indicativos de vários caminhos e a possibilidade de abrigar sites, revela a tendência mundial por essa ferramenta da internet. Abrigando a rede estadual, a rede municipal de Salvador e as redes municipais dos outros municípios, além de artigos, cartazes, boletins e facilidades para acessar as redes sociais e a TV APLB, o Portal significa ganho em todos os sentidos.
E o maior dos ganhos: a categoria estará muito bem informada e, através do fale conosco, tem uma linha direta com o sindicato para tirar dúvidas, fazer queixas, elogiar e participar com suas sugestões.
Depois de tudo isso, concluo que sim, nesses onze anos colaborei para o crescimento da assessoria. Mas continuo achando que a homenagem foi exagerada, apenas faço o trabalho que devo fazer, com denodo, prazer, disciplina e muita vontade. Assim, agradeço a generosidade dos dirigentes e dos colegas de trabalho pela homenagem e pelo privilégio que me dão de trabalhar e conviver com vocês. É uma experiência maravilhosa!
Viram o tamanho do texto? Não seria possível fazer um discurso desse tamanho, ainda mais suando de timidez pela exagerada homenagem.
Abraços!
Viva a APLB-Sindicato!
Notícias anteriores:
Nesta segunda-feira, às 18 horas, na Fundação João Fernandes da Cunha, na Praça do Campo Grande, a APLB-Sindicato lança o seu novo Portal de Notícias.