Nova Itarana: Câmara aprova novo plano de carreira sem diálogo com profissionais da Educação

Nova Itarana: Câmara aprova novo plano de carreira sem diálogo com profissionais da Educação

A Câmara Municipal de Nova Itarana, no Vale do Jiquiriçá, aprovou, no final do mês passado, o novo plano de carreira para os (as) profissionais da Educação sem ouvir a categoria. A proposta foi enviada à Casa legislativa pelo chefe do Executivo local, o prefeito Dannilo Italliano, mais conhecido como Danilo de Zeu (PSD), e colocada em pauta imediatamente, logo após o fim do ano letivo.

Ao saber da movimentação, a APLB no município se mobilizou para tentar adiar a votação, como forma de buscar ter acesso e conhecer o projeto, mas foi ignorada pelas autoridades municipais. Só após a aprovação, por 8 a 1, é que o presidente do Sindicato, professor Renivaldo Queiroz Rodrigues, e os (as) profissionais presentes na sessão conseguiram uma cópia impressa do documento.

Após uma análise detalhada, a APLB local identificou diversos prejuízos para a categoria, a exemplo da retirada de gratificações, do fim da progressão na carreira pela promoção funcional por referência e da redução dos percentuais de mudança de nível de mestrado e doutorado. Além disso, a lei aprovada não está adequada ao que dispõe as diretrizes nacional para os novos plenos de carreira, fixadas pelo Conselho Nacional de Educação.

Você pode gostar de ler também: