Notícias da Rede Municipal de Salvador. Veja as tabelas

A diretora Elza Melo informa que o boletim impresso contém alguns equívocos, anote as erratas:

PG 2 – CRONOGRAMA DAS REUNIÕES DE REPRESENTANTE DE ESCOLAS

EXCLUIR 17/11 ÀS 10 HORAS

PAG. 3 – deveria ser assim:

TABELA DE VENCIMENTOS DA REDE MUNICIPAL

– QUADRO EFETIVO – 20 HORAS – REAJUSTE 3% – maio, setembro

– QUADRO SUPLEMENTAR – 20 HORAS: OBS: Avanço de 1 letra retroativo a maio

De acordo com as informações da diretora Elza Melo:

FIQUEM POR DENTRO E AGENDEM-SE

O pagamento do reajuste salarial (3%), assim como o avanço de uma letra e a diferença retroativa a maio, sairá neste mês de agosto, garante a APLB-Sindicato, que intensificou as cobranças às secretarias do Município.

Em relação à reunião de representantes de escolas (realizada sábado, 8 de agosto) enfatizamos que trata-se de um momento em que ocorre o compartilhamento dos problemas, as discussões de proposições entre a diretoria da APLB e os companheiros da base; é também o espaço de construção da unidade, da cooperação, de troca de experiências enfim, de decisões políticas que possibilitem a tomada de decisões acertadas a fim de obter resultados concretos e positivos em favor da ampla maioria dos profissionais da educação. A escola que ainda não tem seu representante está deixando que os outros decidam à sua revelia.

Por isso, atente para as orientações que devem ser seguidas e eleja o seu representante.

CRITÉRIOS PARA ESCOLHA DO REPRESENTANTE DE ESCOLAS

Ser filiado à APLB pela rede municipal;

Ter espírito de coletividade, de companheirismo;

Realizar reuniões com os companheiros da sua escola para informar sobre encaminhamentos do movimento e ouvir as opiniões;

Ter a capacidade de transmitir claramente as idéias e acatar a vontade da maioria;

Participar das reuniões de representantes de escolas quando convocadas pela direção da APLB;

Ser um profissional cumpridor dos seus deveres  e defensor dos seus direitos;

Estar em contato com a direção da APLB para informar sobre qualquer irregularidade que ocorra na unidade escolar, bem como acessar o SITE da entidade, enviar e receber e-mail, receber material que chegar à escola;

Ter, pelo menos, 01 (um) ano de exercício na rede municipal;

Não ocupar cargo de direção na unidade escolar;

Ser eleito pelos trabalhadores em educação de todos os turnos de funcionamento da escola;

Os companheiros eleitos como titular e suplente devem encaminhar à sede da APLB- Sindicato a ata preenchida e assinada por todos os presentes.

Na reunião de representantes de Escolas foram discutidos os seguintes pontos:

Informes

Avaliação da campanha salarial

Propostas e encaminhamentos

DESENVOLVIMENTO:

AVALIAÇÃO:

Boletim traz todo o histórico do movimento, especialmente no período da greve;

A categoria deu o exemplo de determinação, coragem e unidade frente aqueles que se omitiram da luta e, principalmente, para a administração municipal; para vereadores que vem criticando o nosso movimento que ficam do lado do executivo municipal em detrimento dos servidores;

A categoria deu a demonstração de que a unidade está acima de qualquer divergência seja ela qual for;

O movimento forte e coeso justifica-se pelo fato da APLB-Sindicato ser uma entidade sólida, organizada, competente e que continuará conduzindo a luta com altivez, independência sempre defendendo os interesses da categoria e por uma educação de qualidade que cumpra o seu verdadeiro papel social;

O sentimento de vitória reconhecido pela categoria foi,  principalmente, política e organizativa. Sucesso também do ponto de vista econômico, pois com a greve foi conquistado o reajuste de 3% mais as duas referências, mesmo sabendo que não é substancial. Entretanto, não é cansativo repetir que a intenção do executivo Municipal era não conceder qualquer reajuste. É preciso festejar também os demais itens do acordo, em especial o Plano de Saúde;

A LUTA CONTINUA. O ACORDO TEM QUE SER CUMPRIDO NA SUA ÍNTEGRA

VAMOS CONTINUAR ENFRENTANDO OS DESAFIOS E CONSTRUIR NOVAS VITÓRIAS.

INFORMES DAS AÇÕES IMPLEMENTADAS PELA DIREÇÃO DA APLB PÓS GREVE:

Dias 08, 09, 18 – Continuamos na mídia no dia da suspensão e após a greve, assim como no primeiro dia da reposição das aulas: jornais e TVs;

Dias 09 e 10 – Participação do Seminário sobre o Plano Municipal de Educação promovido pela Comissão de Educação;

Dia 14/07 – Reunião com o Secretário da Educação: Marcação de reunião com a SEPLAG, Fazenda e Procuradoria para tratar do Plano de Saúde.

Dia 20 – Reuniões na SEPLAG

Dia 21/07 – Reunião com o Sub-Secretário para discutir ajustes na reposição das aulas, discussão de outros itens da pauta;

Dia 22 – Reunião com o Sub-Secretário para tratar do Acordo

Dia 23 – Audiência na SEPLAG com os Secretários do Planejamento, Fazenda, Educação, Procurador, Presidente da PREVIS e os respectivos Sub-Secretários. Foi tratado nessa reunião: Plano de Saúde – reafirmado que o acordo será cumprido; Modelo de Plano  que seja viável; O Plano terá uma gestão compartilhada; Criação do Fundo que será um grande instrumento para o funcionamento do Plano; Apresentou  três variáveis: os recursos técnicos, quando será aplicado e a carência; Baratear para quem ganha menos; Compensação Tributária; Responsabilidade em montar o modelo, estudar o modelo; Precisa incluir recursos na LOA;  Existem três situações para se tornar realidade: contribuição dos empregados, contribuição dos empregadores, receita de compensação tributária, doações. A rede própria deverá oferecer os seus serviços até a implementação do Plano. O Secretário Pedro Dantas declarou instalada a Comissão do Plano de Saúde. A próxima reunião ocorrerá 24 horas após a publicação da Comissão (SINDSEPS e SINDFAM não haviam encaminhado seus nomes para compor a comissão) que ficou sob a responsabilidade da Procuradoria;

Dia 24 – Reunião APLB e SINDSEPS para unificar posição em relação ao Plano. APLB solicita aos companheiros que agilizem o envio dos representantes do SINDSEPS e SINDFAM na Comissão do Plano de Saúde;

Dia 30 – Reunião com o Sub-Secretário e o Fórum Baiano de Educação Infantil – Planejamento do Seminário com os CMEI’s; Pendências sobre a reposição; Plano de Carreira; Cobrar reunião com a SEPLAG, Reajuste Salarial.

Curso de Gestor – APLB consegue prorrogar prazo para o encerramento das inscrições: de 24 para 27 de julho;

APLB participa da comissão de organização da Conferência de Educação de Salvador;

APLB oficializa junto à SECULT os representantes para compor a Comissão Eleitoral Central a fim de conduzir as eleições para gestores das unidades escolares;

Continuamos tratando dos ajustes em relação à reposição das aulas. Os problemas que porventura surjam, os companheiros devem informar imediatamente a APLB-Sindicato;

APLB continua tratando junto à SECULT a caótica situação por que passa a Escola Alexandre Leal, inclusive denunciando na imprensa

ITENS DO ACORDO E DA AGENDA DE ATIVIDADES QUE JÁ ESTÃO SENDO CUMPRIDAS E EM FASE DE CUMPRIMENTO:

Reunião da Comissão oficial do Plano de Carreira – 11/08, com outra já marcada para o dia 21/08;

Conferência Municipal de Educação de Salvador – 24 e 25 DE AGOSTO

Seminário para tratar dos CMEI’s – 14 de Setembro, durante todo o dia, no IMEJA. O formato do seminário será o seguinte: Manhã -1º momento – Exposição (fala); 2º momento: grupos de trabalho; Tarde: 1º momento: Exposição dos trabalhos com intervenções; 2º momento: Encaminhamentos.

Nova reunião para preparar o Seminário foi marcada com a APLB, SECULT e o Fórum Baiano de educação Infantil no dia 10/08, às 11 horas. Próxima reunião marcada para o dia 21/08

Pagamento, na folha de agosto, do reajuste de 3% com uma referência e a diferença retroativa a maio. Em setembro, mais uma referência ( ver tabela).

Dedução em 5% do valor do auxílio alimentação – Deverá ser aplicado esse mês. ISSO SIGNIFICA MAIS 5% DE VANTAGEM NA REMUNERAÇÃO PARA QUEM RECEBE ESSE BENEFÍCIO;

Auxílio Alimentação para os profissionais da educação que atuam como coordenador pedagógico e professor. Programando para sair nesse mês

Gratificação de periferia para os coordenadores pedagógicos  que atuam nas CRE’s ( portaria em fase de publicação)

Eleições gestores escolares – Comissão Eleitoral Central já constituída e em fase de análise do edital de convocação das eleições;

Encontro Estadual da  CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, ocorrido em 31 de julho, 1° e 2 de agosto

Dia Nacional de Luta pelo Piso Salarial Nacional – 16 de Setembro. Divulgaremos em breve a atividade a ser desenvolvida nesse dia e se é com paralisação ou não;

PROPOSTAS CONSENSUADAS NESTA REUNIÃO PRINCIPALMENTE SE NÃO OCORRER O CUMPRIMENTO DO ACORDO, COM DESTAQUE AO PLANO DE SAÚDE, CONCURSO PÚBLICO, CONDIÇÕES DE TRABALHO:

Manifestações em frente à PMS e Câmara, nos Bairros, conjuntas com os demais servidores, cumprindo as seguintes tarefas: aulas públicas, bazares, enquetes, dentre outras atividades;

Caminhadas no centro da cidade e nos bairros (envolvendo a comunidade)

Paralisações crescentes: 24 horas, 48 horas, 72 horas, etc;

Assembléias

Caminhada  da Primavera na Orla, inclusive com práticas esportivas;

Reuniões com pais e alunos

Carta à comunidade;

Boletins, cartazes, praguinhas;

Festa do Professor

Preparação do dossiê da educação do município do Salvador;

Seminários de Formação sindical, inicialmente para os representantes de escolas.

Campanha de Filiação à APLB

Representantes de escolas: mapeamento das escolas que já elegeram e as que ainda não o fizeram seguindo os critérios e a ata (disponível no site); encaminhar a ata para a APLB em prazo ágil; participação das reuniões só os representantes eleitos.

Divulgação do movimento na imprensa; rádio, TVs, jornais (coletivas).

OPERACIONALIZAÇÃO:

APLB ITINERANTE – Funcionará em Escolas durante um dia ou dois em todas as CRE’s. Serão feitas visitas às escolas; os problemas serão levantados; reuniões serão feitas, inclusive com os representantes das escolas da respectiva CRE.

A diretoria da APLB deverá divulgar o calendário em tempo hábil;

Reuniões ordinárias de Representantes de escolas – Periodicidade: mensal. Se necessário for, serão convocadas reuniões extraordinárias que serão comunicadas previamente.

CRONOGRAMA APROVADO DAS REUNIÕES DE REPRESENTANTES

15/09, às 14 horas

17/10, às 09 horas

17/11, às 10 horas

17/11, às 09 horas

03/12, às 14 horas

3. CAMPANHA SALARIAL 2010:

Terá ritmo de continuidade pelo fato de constar no Acordo a antecipação da Campanha salarial para janeiro.

TABELA DE VENCIMENTOS DA REDE MUNICIPAL

VIGÊNCIA A PARTIR DE MAIO/2009