NOTA – REGISTRO DE FREQUÊNCIA ESCOLAR NÃO É ATRIBUIÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

Informamos que a APLB-Sindicato tomou conhecimento sobre o Oficio Sec/Sginf/Bolsa Presença Nº 003/2024. No referido oficio, há um convite para coordenadoras/es pedagógicas/os participarem de um encontro formativo de monitoramento pedagógico do programa Bolsa Presença.

Imediatamente, a APLB fez contato com a Secretaria de Educação, que suspendeu a formação por hora e informou que entende as sinalizações do Sindicato. A SEC/SGINF explicou que o objetivo é apresentar o programa Bolsa Presença também à coordenação pedagógica, além de outros/as profissionais da escola. A APLB Sindicato não tem oposição à possibilidade de a coordenação pedagógica conhecer o programa. Entretanto, é preciso ficar nítido que o registro de frequência escolar não é atribuição da coordenação pedagógica e sim dos/as professores/as, com acompanhamento da secretaria escolar e da gestão da escola, por meio das gestoras/es e vice-gestoras/es.

O conhecimento da frequência é importante para a coordenação pedagógica? Sim! Inclusive, para fins de acompanhamento do desenvolvimento do percurso escolar do/a aluno/a, associado ao desenvolvimento das aprendizagens. Entretanto, a coordenação pedagógica não faz registro em caderneta, nem tem como atribuição cobrar ao professor/a por essa demanda.

Assim, orientamos que a coordenação pedagógica não acumule atribuições que não são de sua competência, devendo focar em suas atribuições, que já representam um acúmulo considerável na organização, planejamento e implementação das ACs, formação dos/as professores/as, acompanhamento das avaliações externas e internas, acompanhamento da eleição de líderes, análise de dados para avaliar os planos de ensino e verificar a necessidade de rever o percurso dos planos de ensino, acompanhamento da recuperação paralela, conselho de classe, dentre outras demandas. A coordenação pode conhecer o Programa Bolsa Presença, contribuir para seu fortalecimento, dialogando com as ações da coordenação pedagógica com foco no suporte direto à docência.

APLB-SINDICATO