Nota de repúdio contra o assédio moral sofrido pela assessoria de comunicação da UESB

A APLB-Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia repudia a ação de assédio sofrido por trabalhadores de comunicação. Como entidade de classe repudiamos  e exigimos punição legal  sobre o caso de assédio moral que afetou trabalhadores da comunicação do Sistema Uesb de Rádio e TV (Surte) e Ascom da referida instituição. A APLB se solidariza com os profissionais  em questão e oferece apoio para o Sinjorba – Sindicato de Jornalistas do Estado da Bahia, que realizou a denúncia.

Segundo a denúncia do Sinjorba, existem “relatos de jornalistas que acusam a direção do SURTE e da assessoria de perseguição, alienação profissional, descredibilização, intimidação, isolamento nos grupos de trabalho, intransigência com a divergência de opinião e/ou método de trabalho, além de transferências unilaterais de profissionais para outros setores da universidade”. Além disso, o sindicato cita também um caso de afastamento de uma profissional por diagnóstico médico de “sofrimento psicológico por causa do trabalho” e a demissão de outra jornalista terceirizada em fevereiro deste ano, sem qualquer justificativa concreta.

A direção da APLB, que tem um vasto histórico de luta em defesa da classe trabalhadora repudia veementemente casos como este. Expressamos por meio dessa nota a nossa mais tenra solidariedade de classe.