NOTA DE PESAR

NOTA DE PESAR

Os/as educadores/as de todo o Brasil amanheceram no dia de hoje consternados com a notícia do falecimento do companheiro João Alexandrino. Dirigente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco (Sintepe), ocupou como coordenador o Departamento de Funcionários da Educação (DEFE) desta CNTE.

Sob o lema de “funcionário da educação é também educador”, João participou da política sindical que, desde o Brasil, ganhou o mundo rompendo a invisibilidade dos/as funcionários e funcionárias das escolas brasileiras.

A sua atuação no Estado de Pernambuco, representando o segmento dos/as trabalhadores/as administrativos e analistas educacionais, o gabaritou a ocupar essa mesma função nacionalmente. E deixou orgulhosos/as todos/as nós que lutamos pela unidade dos que atuam na educação básica de nosso país.

A política de unificação dos/as professores/as e dos/as funcionários/as da educação honrou os/as trabalhadores/as de educação brasileiros/as e deixou ao movimento sindical do país quadros qualificados como João Alexandrino.

Um lutador incansável pelo reconhecimento daquele segmento que historicamente foi invisibilizado dentro de nossas escolas, a sua partida agora deixará ao mundo, certamente, uma maior importância de todos os que atuam dentro das escolas, não somente os/as profissionais do magistério.

Que seu triste falecimento nos deixe o orgulho e o ânimo da luta que vale a pena ser travada.

O seu empenho na implementação da política empreendida no Brasil do Profuncionário, que tanto nos orgulhou e representou a luta dos/as trabalhadores/as em educação do país, aponta a todos/as nós, agora, o norte de nossa luta nesse novo governo Lula.

Em inspiração à sua causa, companheiro João, daremos por aqui prosseguimento a essa nossa bandeira de resgate desse tão importante programa de formação dos funcionários da educação de nosso país, criado e forjado pela nossa luta – e sua também – no primeiro governo do presidente que você tanto ajudou a eleger.

João Alexandrino, presente! Para sempre nos inspirará na nossa luta!

Brasília, 03 de março de 2023 Direção Executiva da CNTE

Você pode gostar de ler também: