“No Brasil também precisamos de política de proteção à comunidade escolar”, diz Rui Oliveira sobre ataque nos EUA

“No Brasil também precisamos de política de proteção à comunidade escolar”, diz Rui Oliveira sobre ataque nos EUA

Uma escola com 2 mil alunos no estado da Geórgia, nos Estados Unidos, foi alvo de um atirador nesta quarta-feira (4), que disparou contra os estudantes. Quatro pessoas morreram e outras nove ficaram feridas, segundo a polícia.

O caso aconteceu na Apalachee High School, colégio de ensino médio do condado de Barrow, na cidade de Winder. O município fica nos arredores da capital da Geórgia, Atlanta.

Segundo o chefe do departamento de investigação da Geórgia, Chris Hosey, o atirador é um estudante de 14 anos do colégio. As vítimas que morreram são dois professores e dois alunos.

As causas do ataque estão sendo investigadas. O atirador está preso e responderá por assassinato como um adulto, de acordo com as autoridades.

Em um comunicado oficial, a polícia local disse ter sido avisada sobre tiros na escola por volta das 10h23 pelo horário local (11h23, em Brasília). Dezenas de agentes foram enviados, e um suspeito foi detido.

A polícia entrou no prédio principal da escola e conseguiu retirar centenas de alunos. Eles foram levados ao campo de futebol americano do colégio.

Imagens aéreas transmitidas pelo canal de notícias local “WJCL” mostram a movimentação intensa de pessoas, além de viaturas e ambulâncias. Veja no vídeo abaixo.

“Fatos como este e outros que já ocorreram, inclusive aqui, nos alertam de que no Brasil também precisamos de uma política firme de proteção à comunidade escolar, que é muito vulnerável a esse tipo de ataque. Aqui na Bahia a APLB, nas discussões com o governo, tem pautado esta questão. Nosso sindicato faz parte do comitê discussão sobre segurança nas escolas, criado pelo executivo para desenvolver propostas/medidas de combate à esse tipo de violência”, disse Rui Oliveira, coordenador geral da APLB-Sindicato. 

 

Com Informações do G1

Você pode gostar de ler também: